Paraná confirma 175 casos de dengue só neste ano

O Paraná registrou este ano um total de 175 casos de dengue, sendo 161 casos autóctones (vírus adiqüirido no local). Dos casos autóctones, 99 foram registrados em Londrina, 61 em Assis Chateaubriand e um em Maringá. Os dados fazem parte do boletim da dengue divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e que computa os casos confirmados até o dia último dia 3.

A Sesa também anunciou que vai intensificar neste mês, as ações de combate à doença no Oeste e Norte do Paraná. Londrina e Assis Chateaubriand, que registraram o maior número de casos autóctones, terão atenção especial.

“Temos o foco principal nesses três municípios, por isso nossas ações principais visam reduzir os casos a índices próximos de zero”, disse o diretor do Centro de Saúde Ambiental da Sesa, José Francisco Konolsalsen. Além desses três municípios, a Secretaria também pretende controlar a doença em outros 71, que tiveram casos autóctones em 2002, entre eles Foz do Iguaçu.

Além dos autóctones, foram verificados onze em pessoas vindas de outras regiões e três de origem ignorada. “Só conseguiremos a meta de redução da dengue com a colaboração de toda a população na limpeza dos terrenos para que as larvas do mosquito não se proliferem”, explica Konolsalsen.

A Sesa está agindo em parceria com as secretarias municipais de Saúde, orientando a população para que faça a limpeza dos quintais e não deixe água parada. Os agentes de saúde dão atenção especial às mulheres que ficam em casa e acabam sendo os principais alvos das picadas do mosquito da dengue. Ainda em fevereiro, será iniciada uma grande campanha informativa à população para prevenção da dengue.

Voltar ao topo