Paraná confirma 14.º colégio agrícola

Um novo colégio agrícola deve ser inaugurado, em fevereiro do ano que vem, no município da Lapa. A abertura do colégio, o 14.º no Estado, foi autorizada na última semana pelo governador Roberto Requião e pelo secretário de Estado da Educação, Maurício Requião.

O colégio deve funcionar em um prédio público, que já abrigou uma faculdade particular, localizado na entrada do município. O local deve passar por obras de readequação e, no início do ano letivo de 2004, terá capacidade para atender a duas turmas de estudantes, cada uma composta por quarenta alunos.

Segundo a chefe do Departamento de Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação, Sandra Garcia, o colégio proporcionará a conclusão do ensino médio a filhos de pequenos produtores rurais da região da Lapa. Entretanto, também fornecerá formação técnica aos agricultores familiares. “Os cursos devem atender à vocação da região, nas áreas de agroecologia, turismo rural e agropecuária”, adiantou Sandra.

Semi-internato

O colégio funcionará em regime de semi-internato aos moradores da Lapa e de internato para quem não vive no município. “Quando as aulas tiverem início, em fevereiro do ano que vem, é provável que as obras de readaptação ainda não estejam totalmente concluídas”, admitiu a chefe. “Quando elas forem finalizadas, a idéia é atender mais do que oitenta alunos em duas turmas.”

Também na semana passada, o secretário de Obras Públicas, Luiz Dernizo Caron, levantou a possibilidade da construção de uma estação de tratamento de água dentro da área onde está localizado o colégio. No local há quatro açudes.

Voltar ao topo