Chuvas em SC

Paraná começa a arrecadar doações para Santa Catarina

O Paraná começou, nesta segunda-feira (24), a campanha de arrecadação de alimentos, roupas e cobertores, para auxiliar Santa Catarina, onde muitas cidades estão em estado de emergência devido a fortes chuvas. As doações pessoais podem ser feitas nos quartéis do Corpo de Bombeiros e para as doações de grande porte deve-se entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.

O coordenador estadual da Defesa Civil e secretário-chefe da Casa Militar do Paraná, tenente-coronel Washington Rosa, contou que, assim que se torne possível, as doações serão encaminhados por via terrestre para o estado vizinho ou ainda será solicitado apoio da Força Aérea Brasileira para realizar o transporte.

Segundo ele, a força-tarefa enviada a Santa Catarina, por determinação do governador Roberto Requião, respondendo ao pedido do governador Luiz Henrique da Silveira, já presta ajuda em Joinville e Itajaí. “O trabalho está sendo dificultado pela forte chuva e pela interrupção de acesso a outras cidades”, contou. Um grupo seguia em direção a Gaspar na tarde desta segunda-feira.

De acordo com Washington, a equipe paranaense levou cerca de 10 horas para realizar o trajeto e 130 quilômetros entre Curitiba e Joinville devido às más condições do clima e a barreiras que bloquearam rodovias. Foram enviados 150 homens, equipados com 17 barcos e cães, para busca de desaparecidos. Também estão disponíveis dois helicópteros e um avião, mas o uso das aeronaves está condicionado à melhora do clima.

“Dos integrantes da força-tarefa, muitos, ao saber da criação do grupo se apresentaram de forma voluntária, para auxiliar a população do Estado vizinho”, contou o tenente-coronel. A Defesa Civil está prestando ainda informações a familiares de paranaenses que estavam a passeio em cidades catarinenses pelo telefone 199.