Paraná atinge meta de vacinação contra poliomielite

A Secretaria de Saúde já registra mais de 95% de cobertura vacinal contra poliomielite em menores de cinco anos no Paraná. A segunda etapa da Campanha Estadual de Vacinação teve início no dia 9 de agosto e, devido à importância da cobertura vacinal, teve prorrogação sem data estipulada para encerramento.

“É importante deixar claro que cumprir a meta vacinal não é apenas uma forma de mostrar o trabalho que vem sendo realizado, mas principalmente de manter um controle sobre as medidas de prevenção que vêm sendo aplicadas na saúde pública”, lembra o secretário Gilberto Martin.

A chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Inês Vian, explica que, mesmo com o término da campanha de vacinação contra a poliomielite, crianças que ainda não foram imunizadas poderão receber a vacina, uma vez que as doses da Sabin constam na rotina de vacinação.

Doença

Transmitida por vias respiratórias (tosse, fala ou espirro) ou pelas fezes contaminadas, a poliomielite foi erradicada há mais de 22 anos no Paraná. O último caso, ocorreu em Campo Largo – região metropolitana de Curitiba. Mas ainda há circulação do vírus em países como África e Ásia.

A doença paralisa membros inferiores e provoca a perda de sensibilidade. As seqüelas são irreversíveis e a única forma de prevenção é a imunização. A barreira imunológica contra a doença é realizada em menores de cinco anos, através da vacinação de rotina e reforçada durante as fases da Campanha Estadual de Vacinação.