Saúde

Paraná amplia oferta de remédios para saúde mental no SUS em 2026

Farmácia do Paraná que garante medicamentos gratuitos aos paranaenses, no centro de Curitiba. 21/08/2019.Geraldo Bubniak/AEN

O Governo do Paraná anunciou a ampliação da oferta de medicamentos para saúde mental na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do primeiro semestre de 2026. A medida, que representa um investimento anual de R$ 30 milhões, inclui fármacos para o tratamento de ansiedade, depressão e esquizofrenia. Os novos medicamentos estarão disponíveis nas farmácias do SUS mediante prescrição médica.

A inclusão dos novos fármacos foi distribuída entre os componentes básico e especializado da assistência farmacêutica. No componente básico, serão ofertados escitalopram, sertralina e venlafaxina para transtornos depressivos e de ansiedade, além de naltrexona para tratamento de dependência de álcool e opioides. Já no componente especializado, foram incorporados zuclopentixol e paliperidona para tratamento complementar da esquizofrenia e do transtorno esquizoafetivo.

A ampliação da oferta medicamentosa complementa a rede de atendimento de saúde mental do estado, que inclui 160 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), 45 ambulatórios, 73 leitos de saúde mental em hospitais gerais e 1.651 leitos em hospitais especializados em psiquiatria. Pacientes que necessitam de atendimento devem procurar inicialmente uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Em casos de urgência ou emergência, o atendimento pode ser realizado diretamente em Unidades de Pronto Atendimento (UPA), pelo SAMU, em prontos-socorros ou Caps, com posterior continuidade do cuidado no território de origem do paciente.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.