“Paraná Alfabetizado” vai atender jovens e adultos

Garantir a alfabetização de jovens e adultos do Paraná é o objetivo do Programa “Paraná Alfabetizado”, que será lançado em maio pela Secretaria Estadual da Educação. De acordo com o projeto, serão desenvolvidas ações para reduzir o analfabetismo entre os paranaenses que tenham idades acima de 15 anos em todos os municípios do Paraná, especialmente aqueles que detém o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Segundo o Censo de 2000 do IBGE, existem cerca de 650 mil paranaenses adultos não alfabetizados. “São aqueles que não dominam o uso da linguagem escrita em práticas sociais. Ou seja, não conseguem ler e escrever o necessário para se inserir em uma sociedade letrada”, explica Cida Zanetti, chefe do Departamento de Jovens e Adultos da Secretaria, que será responsável pela coordenação do programa.

Seminário – O lançamento do “Paraná Alfabetizado” será feito durante o seminário “Articulação da Sociedade Paranaense por um Paraná Alfabetizado”. Durante o encontro, estarão reunidos representantes de prefeituras, Undime União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação, Universidades, ONG?s, movimentos sociais e sindicais, empresas, igrejas e outros agentes da sociedade civil organizada para discutir formas de combater o analfabetismo.

Mesmo sem ser apresentado oficialmente o programa já tem algumas ações em fase de encaminhamento. Uma delas é a parceria que a Secretaria da Educação vai estabelecer com a secretaria do Desenvolvimento Urbano para, por meio do programa Paraná Urbano II, financiar ações institucionais e de infra-estrutura urbana nos municípios. As prefeituras que aderirem ao convênio irão reverter uma parcela dos valores, que deveriam dar em contrapartida, para aplicar no Programa “Paraná Alfabetizado” em seu município.

Voltar ao topo