PSS na educação

Paraná abre processo pra contratar ao menos 4 mil professores temporários

Foto: Arquivo/Felipe Rosa/Tribuna do Paraná.

Está aberto desde quinta-feira (29) o edital para contratação por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS) de professores temporários para aulas em 2021 no Paraná. Segundo a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (Seed), as inscrições começam no dia 6 e seguem até o dia 23 de novembro pelo site da organizadora do certame, que irá acontecer no dia 13 de dezembro.

Segundo a Seed, neste ano a novidade é aplicação de uma prova de conhecimento da área em que o professor se inscreveu e pretende dar aula. O edital prevê a oferta de 4 mil vagas, com a possibilidade de ampliação de acordo com a necessidade de substituição na Rede Estadual de Educação.

+Leia mais! Emocional das crianças longe das escolas preocupa os pais: psicanalista orienta como agir

A taxa de inscrição para o PSS dos professores 2021 varia de R$ 60,00 (para uma disciplina) a R$ 105,00 (para duas disciplinas). São isentos os inscritos no CadÚnico, doadores de sangue e de medula óssea, além de prestadores de serviço da Justiça Eleitoral (como mesários) têm isenção da taxa. A solicitação da taxa de isenção vai das 10h do dia 03 às 18h do dia 06 de novembro.

+Viu essa? Prorrogada até esta sexta-feira consulta sobre colégio cívico-militar no Paraná

Prova de títulos

Os candidatos deverão cadastrar seus documentos em ambiente virtual, que vai permitir a anexação de títulos. Esses documentos vão representar até 40 pontos do processo de seleção, valendo diplomas de pós-graduação, como de especialização, mestrado ou doutorado. A prova de títulos compreende também o tempo de serviço – cada ano de magistério vai contar 3 pontos, com máximo de 21 pontos (dentro dos 40 totais).

+Leia mais! Volta às aulas presenciais na rede estadual pode ser em novembro, anuncia Ratinho Jr