Paraná abre campanha contra dengue

O secretário estadual da Saúde, Gilberto Martin, abriu ontem em Maringá o Dia Estadual de Mobilização Contra a Dengue Natal sem Dengue. O objetivo é evitar o aparecimento de novos casos da doença, garantindo a mobilização de gestores da saúde organizações e associações civis.

Com a mobilização, a expectativa é sensibilizar a população a contribuir com a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Paralelamente outras ações ocorrem em todo o Paraná.

Ao comparar os dados de controle da dengue com os registrados no mesmo período do ano passado, o Estado encontra-se com bons índices. Houve 97% de redução no número de casos da doença. Em 2007, foram registrados casos em 146 municípios. Em 2008, esse número caiu para 67.

Mas, de acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, José Lúcio dos Santos, o risco da doença é sempre constante. “Atualmente, existem 39 municípios com mais de 1% de índice de infestação predial. E quase 57% dos criadouros do mosquito encontram-se em locais com concentração de materiais descartáveis e inservíveis”, cita.