Papa canoniza fundador de três congregações

O papa João Paulo II anuncia no próximo domingo (5) a canonização do padre Arnaldo Jansen e do missionário José Freinademetz. Os dois religiosos têm uma significação importante para Ponta Grossa, que é a única cidade no Brasil que conta com as três congregações fundadas por Jansen ? Missionários do Verbo Divino, Servas do Espírito Santo e Servas do Espírito Santo de Adoração Perpétua. Já Freinademetz foi o primeiro missionário do Verbo Divino que saiu da Itália e foi evangelizar na China.

“A canonização dos religiosos representa o reconhecimento por parte da igreja da importância do trabalho realizado durante a vida, assim como coloca os dois na lista dos santos reconhecidos”, explica o pároco da Igreja do Rosário e responsável pela comunicação da Congregação do Verbo Divino de Ponta Grossa, padre Edvino Sicuro. Segundo ele, isso também atesta a importância das instituições fundadas por Jansen, e que ainda hoje desenvolvem atividades junto as suas comunidades, pois estão presentes em mais de sessenta países, nos cinco continentes, com mais de 10 mil membros.

Padre Edvino ressaltou que a Missionários do Verbo Divino evangelizaram parte do Paraná, sendo responsável pelo surgimento de diversas cidades, como Toledo e Medianeira. “O que antes era uma paróquia, ligando Ponta Grossa a Foz do Iguaçu, hoje se transformou em sete dioceses”, explicou o padre. As religiosas da Congregação Servas do Espírito Santo atuam fortemente na evangelização e educação, pois são responsáveis por diversos colégios no Brasil. Já as irmãs da Congregação Servas do Espírito Santo de Adoração Perpétua vivem em clausura e revezam orações durante 24 horas por dia. “Elas são nossa retaguarda e vivem em oração dando apoio espiritual ao nosso trabalho”, disse Edvino Sicuro.

Para festejar a canonização dos dois religiosos, será celebrada uma missa especial, no domingo, às 10h, na Igreja do Rosário, no centro de Ponta Grossa. A mesma celebração festiva acontece na Catedral de Curitiba, dia 19 de novembro. A cerimônia de canonização em Roma será acompanhada por quatro irmãs e três padres de Ponta Grossa.

História

Arnaldo Jansen nasceu em Goch, na Alemanha, em 1837 e foi ordenado sacerdote em 1861. Após quatorze anos fundou a Congregação do Verbo Divino, e em 1879 envia para a China os primeiros missionários. Mais tarde, Jansen também funda duas congregações femininas: as Missionárias Servas do Espírito Santo e as Missionárias Servas do Espírito Santo de Adoração Perpétua. Ele morreu em 1909, tendo sua beatificação concedida pelo papa Paulo VI em outubro de 1975. O reconhecimento do milagre do padre Arnaldo Jansen aconteceu em 1995, nas Filipinas. Uma menina se recuperou de traumatismo craniano, após a invocação, junto ao padre, da família e das servas da Adoração Perpétua.

O missionário José Freinademetz se tornou sacerdote diocesano de Tirol, norte da Itália, na década de 1860. Ele foi o primeiro padre a deixar seu país e se aventurar em uma missão na China. Sofreu o choque cultural e apesar de todas as dificuldades adotou como lema de vida que “a língua que todos entendem é a linguagem do amor”. O missionário também foi beatificado em 1975, e teve seu primeiro milagre reconhecido em 1987, quando curou um jovem japonês de leucemia.

Voltar ao topo