Palestra conscientiza sobre câncer de próstata

A 1.ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata, realizada pela Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml) desde o último dia 29, já teve procura de 296 homens para fazer o exame e participar das palestras oferecidas. A campanha vai até o dia 30 e atende usuários, titulares e dependentes da Caapsml com idade igual ou maior que 45 anos.

Nos primeiros dias de atendimento, as vagas para palestras que explicam a doença, os exames e as formas de prevenção foram preenchidas, o que fez com que a Caapsml abrisse mais uma data: dia 22. Além dessa e das programadas para os dias 13, 20 e 27, vão ser oferecidos mais dias de palestras, ainda a serem definidos pela Caapsml. Na semana anterior ao lançamento da campanha, o número de inscrições já era 180. Do dia 29 até quarta-feira (dia 7), mais 116 pessoas se inscreveram. Além das palestras para conscientização sobre como prevenir o câncer de próstata, os interessados fazem exames gratuitos – PSA (Antígeno Prostático Específico), que visa a diagnosticar a doença por meio de amostra sangüínea. O resultado mostra alterações na próstata, mas para diagnosticar o tipo de doença que o paciente pode ter é preciso a combinação com outros exames, como o toque retal, o ultrassom e a biópsia.

Resultado da palestra

Segundo a Caapsml, 60 exames já foram feitos depois da palestra da última terça-feira. Por enquanto, 14 laudos com o resultado foram entregues à Caapsml. Dos 14, um exame registrou PSA alterado, o que não significa ainda que o homem tenha câncer, mas que ele pode ter alguma doença na próstata. “Vou convocar a pessoa para novos exames, como o toque, o ultrassom e, se preciso, a biópsia”, disse o médico urologista responsável pela campanha, Roberto Kiyonori Matsumoto.

O Instituto Nacional do Câncer (INC) registra cerca de 35 mil casos de câncer de próstata no Brasil. “É o tipo de câncer mais comum num homem com mais de 50 anos”, afirmou Matsumoto. Entre os homens, o câncer de próstata é a segunda causa de mortes, perdendo apenas para o câncer de pulmão, para homens fumantes. De acordo com Matsumoto, um em cada cinco homens tem a doença. “Esse quadro alarmante deve preocupar mais e conscientizar para a prevenção.” As principais preocupações em relação aos exames são vergonha e tabu referentes ao toque retal. “O medo de um amigo tirar sarro é um fator que inibe os homens e faz com que eles não façam os exames ou tenham medo de serem descobertos quando fazem”, explicou o médico. Em relação à própria doença, os temores são outros: a cirurgia pode provocar lesão nos nervos que provocam ereção e pode diminuir a libido. Isso não significa que todas as cirurgias dão problema, mas que pode dar algo errado, o que não é motivo para preocupação quanto à impotência sexual. “Problema de impotência a gente resolve depois, o importante é acabar com o câncer logo”, completou Matsumoto.

O exame para prevenir o câncer de próstata precisa ser feito uma vez por ano por homens com 45 anos ou mais. Como existe o fator hereditário nessa doença, quem tem casos de familiares de primeiro grau com câncer de próstata deve começar a fazer exames a partir de 40 anos. Os principais sintomas do câncer de próstata são urinar com freqüência, especialmente à noite, dificuldade em iniciar o fluxo urinário, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga após a micção, sangue na urina, dificuldade em ter ereção, dor freqüente na região pélvica, quadris e coxas. O tratamento para a doença, quando não tiver sido diagnosticada há tempo, é uma combinação de cirurgia, radioterapia e quimioterapia, variando de acordo com o estágio em que se encontra. A campanha preventiva da Caapsml foi criada para alertar os homens sobre os perigos que o câncer de próstata pode trazer à saúde e fazer com que eles adquiram o hábito de realizar o teste capaz de diagnosticar a doença. “A própria mídia tem muitos programas que incentivam as mulheres a realizar o exame de câncer de mama ou ginecológico. Para os homens nada é feito”, afirmou o urologista da Caapsml.

Voltar ao topo