Pais fazem fila nas escolas

Houve fila de pais ontem em algumas escolas para a transferência de matrícula. Os alunos que estão para cursar a 5.ª série, receberam correspondência da Secretaria de Educação, no ano passado, garantindo vaga no colégio mais próximo da residência. Os pais que não aprovarem a escolha têm até quinta-feira, para realizar a mudança. Estudantes de outras séries que ainda não confirmaram a matrícula também devem aproveitar este período.

Segundo a chefe do Núcleo Regional de Curitiba, Sheila Toledo Pereira, nenhum aluno vai ficar sem escola. Segundo números da Educação, 1,2 milhão de pessoas devem estudar na rede estadual de ensino, este ano, sendo que estão sobrando cerca de 300 mil vagas. Sheila explica que as filas se formam em algumas escolas porque os pais, por diversos motivos, têm preferência por determinadas unidades. Entre os colégios mais procurados estão o Vitor Ferreira do Amaral, no Boqueirão, São Paulo Apóstolo, no Uberaba, e Polivalente também no Boqueirão.

Garantia de vaga

Na hora da transferência os pais devem tomar alguns cuidados. Antes de desistir da vaga sugerida pela Educação é preciso ir até a unidade onde quer matricular o filho para verificar se ainda há vaga. Em caso positivo, ele recebe uma declaração e só então deve voltar para a escola determinada pela secretaria para pedir a transferência. Já aqueles que estão vindo de escolas de outros municípios ou que pretendem voltar a estudar devem procurar uma unidade entre os dia 27 e 31 do mês que vem. As aulas começam a partir do próximo dia 10. Mas os alunos precisam ficar atentos porque cada unidade segue calendário é diferente.

Voltar ao topo