Pais devem garantir vaga para pré-escola e 1.ª série

Até sexta-feira os pais de crianças que vão estudar pela primeira vez seja no pré (Educação Infantil) ou 1.ª série (I Etapa do Ciclo I do Ensino Fundamental) devem procurar o comunicado de matrícula que indica a unidade escolar onde a vaga da criança está garantida e na próxima semana devem efetuar a matrícula. 15.949 crianças já foram cadastradas e ainda há vagas. A orientação serve para quem vai estudar em escola municipal ou estadual.

Para pegar o comunicado de matrícula os pais devem procurar a mesma escola onde fizeram o cadastro no mês de agosto. Na próxima semana, 10 a 14, devem ir até a unidade indicada, levando xerox da certidão de nascimento da criança, documento comprovando que é o responsável e talão de luz para confirmar a matrícula. Se isso não for feito o aluno perde a vaga.

Os pais que não concordarem com a escola indicada devem procurar um dos núcleos de educação, para fazer a troca no período de 25 a 28 de novembro. Mas ela somente será efetuada se a escola pretendida tiver vaga disponível. Este período também é destinado para quem não participou do cadastramento.

Este é o segundo ano que a Prefeitura de Curitiba utiliza o sistema de georreferenciamento, que usa as informações da conta de luz para saber exatamente onde a criança mora e indicar a escola mais próxima. “Evita filas e garante a vaga perto da casa da criança”, explica Suely Fischer de Moraes, diretora do Departamento de Informações. Além disso, também ajuda a Prefeitura a planejar a construção de mais salas de aula. Para o próximo ano estão previstas mais 14 em diversos pontos da cidade.

Mas, mesmo tendo que construir mais salas, ainda há vagas disponíveis no sistema. Na rede municipal são 3.123 para a 1.ª série e 5.818 para o pré-escolar. Na rede estadual são 2.355 vagas para o pré e 326 para a 1.ª série. Para cursar o pré a criança precisa ter nascido até 31 de dezembro de 1998 e a 1.ª série, 31 de dezembro de 1997. A rematrícula para as crianças que já estudam foi feita na semana passada. A matrícula das que vão estudar a 5.ª série será no fim deste mês e vai ser coordenada pela Secretaria Estadual de Educação.

Voltar ao topo