Painéis eletrônicos já estão em fase de testes

Três dos 14 painéis eletrônicos de mensagens variáveis já foram instalados no Anel Viário Central. Os novos equipamentos fazem parte da primeira fase de implantação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) das obras previstas para a Copa do Mundo de 2014 e tem previsão de investimento total de R$ 61 milhões.

Já foram instalados painéis nas ruas Desembargador Motta, no Bigorrilho; Mauá, no Alto da Glória; e na Brigadeiro Franco, no Água Verde. O objetivo dos painéis eletrônicos é melhorar a mobilidade do trânsito no Anel Viário, que tem ainda 21 câmeras de monitoramento. Ao longo desse trajeto, que soma 25 quilômetros, haverá também 190 semáforos definidos tecnicamente como adaptativos, que modificam automaticamente os tempos de acordo com o fluxo de veículos.

Assim, em casos de acidentes em regiões próximas, o painel eletrônico alertará os motoristas e indicará caminhos alternativos para diminuir o congestionamento. Além disso, o painel trará informações educativas de trânsito, como mensagens de limite de velocidade na via, o uso de cinto de segurança, entre outros.

Teste

Os três painéis eletrônicos instalados estão em fase de teste. A previsão do funcionamento efetivo é para a primeira quinzena de abril. Até o final de junho, os outros 11 painéis também deverão estar operando. Todos esses equipamentos do SIM estarão ligados à Central de Controle Operacional na Urbanização de Curitiba S/A (Urbs). O Anel Viário passa por oito bairros e o objetivo principal é desafogar o trânsito na área central da cidade.

Voltar ao topo