Padaria comunitária vai ajudar famílias carentes

A Associação Difusora de Treinamentos e Projetos Pedagógicos (Aditepp) e a Pastoral Social da Igreja Católica abriram ontem, na Paróquia Nossa Senhora da Luz, Vila Perneta, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o projeto Pão da Luz, que dará oportunidade de uma ganho extra para famílias carentes da região. Pelo projeto, as pessoas aprendem a fazer pães na igreja.

A integrante da Pastoral Social, Aparecida Vicente Coscrato, explicou que inicialmente são quatro famílias beneficiadas. Elas fazem os pães todas as quartas e os vendem no mesmo dia para as pessoas que vão à novena da igreja. O restante é vendido de casa em casa pelas próprias famílias. “A paróquia já vende pães aos sábados. Agora estamos oferecendo essa oportunidade para os carentes. Todo dinheiro arrecadado fica com eles, que usam para comprar material e ficam com o lucro”, contou Aparecida. Ela agradeceu à Paróquia Coração de Maria, de Londrina, que doou o cilindro e a massadeira para a comunidade. Cada pão de 700g é vendido por R$2,50.

A instrutores do projeto é Natalina Passador da Silva. Ela faz pães na comunidade há cinco anos. “Gosto de ensinar”, revelou, acrescentando que a turma de alunas carentes aprendeu fácil. “Foram apenas três semanas.”

Esperança

A renda extra com os pães é uma esperança para família de Lurdes Vieira Schuaiga. Ela mora com o marido, a filha e o genro. “Todos estamos desempregados. Só minha filha conseguiu um emprego, mas ainda nem recebeu o primeiro pagamento”, contou.

Lurdes disse que gosta de cozinhar e aprendeu facilmente a fazer os pães. “O dinheiro vai ser bem útil. Mesmo sendo pouco o que vem já ajuda”, salientou.

Voltar ao topo