Os cidadãos do Paraná participaram do governo em 2007, contribuindo com críticas e sugestões sobre programas e ações da administração estadual. As solicitações, reclamações, denúncias e elogios foram feitos à Ouvidoria, coordenadoria da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge), que, no ano passado, somou 10.529 atendimentos.

Para o secretário Luiz Carlos Delazari, o número é satisfatório e mostra que a população tem confiado nos trabalhos da Ouvidoria. ?Cada pessoa que busca a instituição sabe que terá uma resposta?, afirma. ?A nossa meta para 2008 é ampliar o número de atendimentos aos cidadãos, fazendo com que eles vejam o órgão como o canal certo de contato com o governo?, completa.

Segundo a gerente de atendimento Fabiane Mazur Bizi Barbalho, uma parte dos mais de 10,5 mil registros foi resolvida no momento do contato dos cidadãos com a Secretaria. ?Em geral, foram feitos pedidos de endereços e telefones de órgãos do governo?, exemplifica. ?O restante dos atendimentos foi encaminhado para as secretarias, autarquias e estatais responsáveis pelos assuntos tratados?, acrescenta.

Foram feitos no ano passado 7.702 encaminhamentos, que são denominados ?procedimentos instaurados?. Eles se referem a diversas áreas, como saúde, educação e segurança. Destes, a maior parte foi de solicitações de informações (cerca de 2,9 mil). Além das reclamações e denúncias que também foram recebidas, a Ouvidoria registrou 366 sugestões e elogios às ações do Estado.