Retrospectiva 2012

Outubro teve aposentado sem dormir e contratação de ídolo

Mais um esquentadinho enciumado matou o homem que ‘cantou’ sua mulher. Manoel Messias de Oliveira, 25 anos, foi assassinado com seis tiros depois de arranjar briga com um valentão durante uma partida de futebol, em Colombo, região metropolitana de Curitiba.

Segundo relatos, ele e o irmão teriam mexido com uma mulher e a cantada acabou em morte. Os familiares da vítima negam essa versão. Uma testemunha, que não teve o nome divulgado, afirmou que além das piadinhas com a desconhecida, a dupla teria tirado fotos da moça.

Monstruosidade

Uma menina de apenas 10 anos foi violentada em Colombo, logo após a mãe sair para ir ao trabalho. O desconhecido entrou na casa da vítima – enquanto ela aguardava a van que a levaria para a escola – após ameaçá-la de morte, caso não pudesse fazer o que quisesse.

Enquanto era abusada, a menina teve o pescoço pressionado pelo vagabundo e acabou desmaiando. A violência e a dor foram tamanhas que a garotinha chegou a defecar. Antes de ficar inconsciente, ela chegou a gritar, mas os vizinhos se acovardaram e nada fizeram, deixando a criança nas mãos de um facínora.

Quando acordou, pediu ajudada para populares que, ao invés de ir até o módulo policial que fica próximo dali, eles ligaram para o 190 e quando a viatura chegou, o marginal não foi mais encontrado.

Dama de ‘espadas’

O tenente-coronel reformado da Polícia Militar, João Antônio Pazinatto, 56 anos, e Débora Cristina Nunes Zavaski, 30, foram mortos a tiros na rua Ada Macaggi, quase esquina com a Rua José Lins do Rego, onde Débora morava, no Bairro Alto, Curitiba.

Segundo a família da moça, que tinha dois filhos, um de 4 anos e outro de 11, ela era usuária de drogas e fazia qualquer coisa para conseguir dar conta do vício. Alguns vizinhos relataram que ela era também garota de programa e, por isso, não possuía residência fixa. Familiares relataram que não conheciam o homem que estava morto junto a Débora.

“Minha filha me falou recentemente que não morreria por causa de drogas, porque não tinha confusão com ninguém, muito menos dívidas com traficante”, relatou Inês Marques Nunes, mãe de Débora.

Sacanagem

Um trio resolveu deixar as mulheres em casa e fazer a farra em um bordel da cidade. Para ‘coroar’ a noite, o três cunhados e duas prostitutas resolveram assaltar um condomínio em Santa Felicidade. Mas a sacanagem não deu certo: os malandros foram pegos em flagrante por uma patrulha da polícia.

 
Márcio José Marques de França, 24 anos, Lucas Willian dos Santos, 18, e Paulo Sérgio de Carvalho, 30, eram moradores do Sítio Cercado e da Cidade Industrial e passaram a viver na cadeia. Quando as esposas dos malacos souberam da notícia da prisão ficaram revoltadas – com eles. “Não chama advogado para ele não! Ele tem é que ficar preso! Ele estava com outra!”, esbravejou uma delas ao telefone.

Eleições

Marco Borges
Frute durante diplomação como prefeito da capital paranaense.

O pleito eleitoral em Curitiba foi uma verdadeira surpresa. As pesquisas revelavam que os moradores da capital teriam de ‘enfrentar’ um segundo turno e que o nome de Ratinho Junior (PSC) era certo. Até aí, nada mudou. Ao contrário do que se esperava, o prefeito Luciano Ducci (PSDB) não concorreria mais a reeleição, pois tinha perdido a ‘vaga’ no segundo turno para Gustavo Fruet (PDT), que acabou por vencer e se tornou o prefeito da capital paranaense.

Quebra e requebra

Comerciantes da rua Fagundes Varella, no Jar,dim Social, resolveram colocar a boca no trombone e dar um basta às obras no local e que tem prejudicado muito os ‘negócios’ na região. Valdomiro Voronovisc, dono de um açougue nas redondezas há 10 anos, relatou que o movimentos ‘pós-caos’ chegou a cair 80%.

O dono de uma sapataria precisou se reinventar para conseguir manter os rendimentos. Ele relatou que para não ‘quebrar’ teve de implantar um serviço de entregas e também busca os produtos nas casas dos clientes. O jeito é requebrar para conseguir ter o pão de cada dia.

É de tirar o sono

Átila Alberti
Com saúde em alerta, aposentado não dormia há nove meses.

Elízio Pereira de Oliveira, de 62 anos, morador de do bairro Santa Rita de Cássia, em Campina Grande do Sul estava há nove meses sem dormir, devido a um grave problema de saúde e necessitava de um aparelho, que custa R$ 4 mil, para voltar a descansar à noite.

“Quando deito e durmo, parece que não vou voltar. Tenho medo de dormir e a única saída para mim é ficar sentado na varanda da minha casa, mesmo no frio”, disse à reportagem do Paraná Online.

Os problemas só aumentam quando sofreu um AVC e o seu Elízio não consegue se movimentar com normalidade, por isso, a esposa, Claudenice Rodrigues, 47, fica 24 horas à disposição do aposentado. O drama só acabou quando ele ganhou de presente o aparelho, graças à ajuda de um empresário que ficou sensibilizado com o relato do idoso.

Fim do mundo

As obras da Copa do Mundo de 2014 em Curitiba estão dando o que falar, em especial a ‘Torre de Babel’ em que se transformou a Arena, onde ninguém fala a mesma língua. O grande golpe aconteceu quando José Cid Campêlo Filho, então presidente do Atlético, apresentou denúncia de irregularidades na administração do presidente, Petraglia.

A falta de transparência na prestação de contas com os governos municipal e estadual também foi levantada pelo ex-cartola. Prova disso foi a escolha da empresa do filho do presidente do clube para fornecer material à obra, quando o preço da concorrente é muito inferior ao da escolhida. Na verdade, esse foi só começo de uma novela sem fim, que chegou a ter como ‘capítulo’ a possibilidade de perda do financiamento do BNDES.

Velho tarado

Francisco Isabel Filho, 64 anos, se aproveitou do voto de confiança da família de duas meninas gêmeas, de 7 anos, para abusar sexual da crianças. Durante uma festa de aniversário no bairro Abranches, o velho foi flagrado pela madrinha das vítimas enquanto praticava o ato. De acordo com o relato das meninas, elas foram beijadas na boca pelo safado, sendo que em uma delas o beijo foi de língua. Além disso, Francisco acariciou os órgãos genitais das gêmeas, chegando à penetração com o dedo.

Quando os familiares se deram conta da safadeza não deixaram por menos e começaram a agredir o abusador, que ficou totalmente machucado. Após a surra, Francisco foi trancado em um quarto até que a polícia chegasse. O tarado foi levado ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac-Sul), onde o delegado Gerson Machado, do 6.º Distrito Policial, o autuou em flagrante por estupro de vulnerável.

Alegria alviverde

Allan Costa Pinto
O superídolo Alex durante apresentação de seu retorno ao Couto Pereira.

Após um ano que não foi nada fácil para o Coritiba, a torcida coxa-branca teve uma grata surpresa. O ídolo alviverde Alex anunciou seu retorno ao clube que o relevou e receber a promessa de compor um supertime. “Como presidente, talvez seja o dia mais feliz da minha vida. Eu sou um apaixonado pelo Coritiba e o Alex era um sonho. Nunca imaginei que, como presidente, ele voltaria a jogar aqui”, disse o presidente, Vilson, Ribeiro de Andrade.

A festa de comemoração do retorno do atleta contou com outros craques que ajudaram a criar a história alviverde, como Pachequinho, Ademir Alcântara, Dirceu Krüger e Tostão. Agora é esperar como será a temporada de 2013 com a chegada desse importante reforço para o pessoal do Alto da Glória.

‘Mendigato’

O ex-modelo Rafael Nunes, de 31 anos, perdeu tudo o que tinha quando caiu no vício das drogas, teve de abandonar a carreira promissora e foi viver nas ruas de Curitiba. Entretanto, depois de ter sua foto publicada em uma rede social, o rapaz, que queria ser famoso, virou sensação na internet e todo mundo quis saber quem era aquele homem.

Descoberta a sua história, Rafael conseguiu ajuda para se tratar contra a dependência química e foi internado em uma clínica na cidade de Araçoiaba da Serra, no interior de São Paulo.

Assista os vídeos que marcaram o mês de outubro.

Voltar ao topo