Os melhores barmen das Américas na capital

Noventa e dois barmen de diversos países do continente e de todos os Estados brasileiros participam, até amanhã, dos campeonatos brasileiro, paranaense, pan-americano free-style e pan-americano de coquetelaria. Os eventos tiveram início ontem, às 18h, no Hotel Rayon, localizado no centro de Curitiba. Hoje e amanhã, podem ser apreciados pelo público em geral a partir da 14h, com entrada franca.

Segundo o presidente da Associação Paranaense de Barmen, Sérgio Bento, participam dos eventos os melhores profissionais do mundo. Todos falam mais de um idioma e são preparados para representar seus países ou seus estados nos diversos campeonatos realizados pelo mundo. “Só por participar dos concursos, os barmen já conquistam a confiança de seus patrões e o reconhecimento de outros profissionais do setor. Todos os que concorrem são muito profissionais”, explica.

Esta é a primeira vez que o campeonato brasileiro, que existe desde 1970, é disputado no Paraná. Em anos anteriores ele ocorria em São Paulo. A mudança ocorreu porque barmen paranaenses foram bicampões em dois anos seguidos e, devido a isso, passaram a representar o Brasil em campeonatos estrangeiros. Os participantes fazem provas de conhecimentos gerais e língua estrangeira. Depois são avaliados nos quesitos: seqüência perfeita no preparo de coquetéis, manuseio de utensílio, sobras e faltas de ingredintes, batendo com a receita proposta. Após, os avaliadores fazem a degustação, avaliando aroma, sabor e aparência. No campeonato panamericano free stile, os participantes executam acrobacias.

Os vencedores recebem troféus e prêmios em dinheiro. O barman campeão brasileiro representará o País, no ano que vem, no mundial de coquetelaria da Espanha. Ele vai viajar com todas as despesas pagas. Os demais competidores receberão diplomas de participação.

Voltar ao topo