Assim como em 2017, em 2018 as empresas de telefonia lideram as reclamações feitas por consumidores ao Procon-PR. Segundo dados divulgados nessa sexta-feira (15) pelo órgão de defesa do consumidor, as operadoras seguem no topo do ranking no Cadastro de Reclamações Fundamentadas.

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Nesse ranking, a TIM liderou os atendimentos em 2018, com 3.802, seguida por Claro, com 3.297, Vivo, com 3.217, e Oi, com 3.072.

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Os serviços registrados incluem o atendimento preliminar para solução de conflito, audiências, processos administrativos incluídos no Cadastro de Defesa do Consumidor, orientações fornecidas e processos de reclamação.

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Ao mesmo tempo em que lideram as reclamações, as quatro principais operadoras do país também estão inseridos entre as 15 empresas com maior índice de resolutividade dos conflitos, considerando apenas os canais preliminares de solução de conflitos.

A OI ficou em 4º lugar na lista, com 98,23% de solução, com a Vivo em 6º, com 90,07%, a TIM em 9º, com 84,44% e a Claro em 12º, com 81,59%.

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O setor de telefonia ocupa o primeiro lugar, seguido pelo setor bancário, cartão de crédito e financeiras. Carros usados, seguros, cursos livres, água e esgoto, agências de viagem e móveis completam o “top 10” da relação, que pode ser consultada na íntegra no site do Procon-PR.

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