Operação Viva o Verão promete mais segurança aos veranistas

A Operação Viva o Verão, lançada oficialmente na manhã de ontem em Matinhos, promete oferecer mais segurança e conforto aos veranistas das praias e dos balneários das regiões Norte e Oeste. Aproximadamente 10 mil profissionais de diversas áreas foram designados para trabalhar na operação, que seguirá até o dia 25 de fevereiro.

A operação terá à disposição 3 mil policiais civis e militares e bombeiros. De acordo com informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública, haverá um cuidado especial com o combate ao tráfico de drogas e com a segurança dos banhistas. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros contarão com 98 veículos novos e serão realizados patrulhamentos ostensivos nas ruas e nas areias das praias.

Algumas novidades foram preparadas para esta temporada. Pela primeira vez, a Polícia Ambiental fará patrulhamento com embarcações na baía de Guaratuba, local de grande movimento de barcos. O tráfico de drogas será combatido por meio de ações como o patrulhamento nas praias da Ilha do Mel. Também foram instalados três módulos móveis de policiamento para atendimento ao público.

No mar

Os banhistas serão atendidos por 670 bombeiros, divididos em cinco sub-regiões do litoral paranaense: Pontal do Paraná; Matinhos; Guaratuba; Ilha do Mel e Valadares; Antonina e Morretes. Serão aproximadamente 400 guarda-vidas. O restante cuidará dos casos de incêndios, salvamentos e atendimentos pré-hospitalares.

O tenente Leonardo Mendes dos Santos, do Corpo de Bombeiros, afirmou que algumas medidas foram tomadas para evitar acidentes na praia. ?Já estão sendo distribuídos folhetos com dicas de segurança e serão entregues pulseiras coloridas, a fim de evitar o desaparecimento de crianças?, informou.

Durante a Operação Viva o Verão do ano passado, foram registrados 13 casos de morte por afogamento, 1.650 salvamentos e mais de 57 mil advertências aos veranistas.

Mais veículos para Operação Viva o Verão

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar receberam ontem 98 novos veículos, durante o lançamento da Operação Viva o Verão, em Matinhos. Os bombeiros passam a contar com mais três microônibus, dez caminhonetes e 15 automóveis Gol. Já a PM recebeu 40 carros e 30 motos. Além dessa melhora na infra-estrutura de segurança, três módulos móveis da PM serão usados em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Mais de 30 órgãos do governo estadual, além de prefeituras, órgãos do governo federal, Poder Judiciário e Ministério Público Estadual, participam das atividades.

Uma das principais ações no Viva o Verão é a garantia da segurança dos veranistas. Ao todo, serão cerca de 3 mil policiais civis e militares com 726 viaturas reforçando o policiamento. Motos, cavalos, cães farejadores, lanchas, jetskis, e quadriciclos também serão usados para o patrulhamento. Nos fins de semana, equipes da Companhia de Choque, Divisão de Narcóticos e Crimes contra o Patrimônio, Delegacia do Meio Ambiente, Sicride, Nucria, Batalhão de Trânsito e Divisão de Investigações Criminais descem para o litoral para ajudar ainda mais na segurança.

O uso dos módulos móveis nas praias é uma das novidades da Secretaria de Estado da Segurança Pública para esta temporada. Eles serão usados de acordo com a movimentação de veranistas e índices de registros de problemas. Além do módulo móvel, os policiais da Força Verde usarão embarcações para flagrar abusos no uso de jet-skis e barcos pela costa do Paraná. Os bombeiros usarão ainda patinetes para ajudar na distribuição de pulseiras de identificação para crianças. (AEN)

Voltar ao topo