Operação Escudo vai reforçar policiamento em Londrina

A Polícia Militar lançou nesta sexta-feira (5) a Operação Escudo, em Londrina. Acompanhado do secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, o comandante-geral da PM, coronel Anselmo José de Oliveira, afirmou que a corporação está reformulando a maneira de atuar para atender cada vez melhor a população.

O coronel Anselmo explicou que a Operação Escudo tem o objetivo de colocar os policiais militares mais presentes nas ruas, quando a população mais precisa, por exemplo, na saída do trabalho ou das escolas. “Estamos remanejando os horários das escalas dos policiais militares, seja do serviço administrativo ou das unidades operacionais, para que eles possam estar nas ruas nos horários apontados pelo geoprocessamento, como de maior necessidade da presença policial”, disse o coronel. O lançamento da operação foi feito no calçadão de Londrina, no horário do almoço.

Cruzamentos

Assim como já é realidade em Curitiba e na Região Metropolitana, os policiais ficarão nos cruzamentos mais movimentados, em duplas, cada um numa diagonal das esquinas. A Operação Escudo está em funcionamento também em Foz do Iguaçu, Maringá e Cascavel. “Pelo nosso cronograma, outras cidades vão receber a operação nos próximos dias”, disse Anselmo. “Temos recebido várias manifestações, em que a população aprova iniciativas como esta que estamos implementando”, avaliou o coronel.

A expectativa é que, nas cidades do interior, a Operação Escudo possa apresentar resultados semelhantes aos registrados na capital. “Em Curitiba, já conseguimos dar maior proteção para a comunidade. Tenho certeza que nos demais municípios os resultados também serão bons”, comentou o comandante da PM. Anselmo lembrou que em Curitiba, no centro da cidade, houve redução de 19% nos crimes contra a pessoa, de 33% nos crimes contra o patrimônio e 45% nas contravenções penais. “A Operação Escudo vem como uma forma de melhorar ainda mais a segurança pública”, completou.