Ônibus de dois andares faz sucesso entre turistas

Os novos ônibus de dois andares da Linha Turismo, que começaram a circular no sábado (15), foram aprovados por turistas estrangeiros, de outros estados do Brasil e também pelos curitibanos. O piso superior dos novos ônibus fica ao ar livre, proporcionando uma vista panorâmica do trajeto e dos pontos de visitação.

As inglesas Victoria Sandersen, 24 anos, estudante de medicina, e sua amiga Daniela Goshawk, 24 anos, que moram em Londres, fizeram o passeio no novo ônibus, e aprovaram o serviço. Victoria afirma que o ônibus é confortável e prático para o turista que tem pouco tempo para conhecer a cidade. “Ficarei em Curitiba apenas dois dias e estes ônibus de dois andares, como os de Londres, são excelentes”.

Orlando Kissner/SMCS
Turistas aproveitam a oportunidade de conhecer a cidade

O grande público da Linha Turismo é composto por visitantes estrangeiros. “Creio que se fosse fazer o passeio de outra forma, não faria nem dez por cento das visitas”, afirma a amiga de Vitória, Daniela Goshawk que, em apenas dois dias de visita à cidade, já arrisca uma opinião. “Estou adorando a Curitiba; é cidade muito cosmopolita, com uma arquitetura bem interessante, bons centros de compras, feiras, tudo muito organizado. Estou impressionada com a quantidade de áreas verdes também. Quanto ao ônibus, creio que nada fica devendo aos sightseeing tours londrinos. O serviço é excelente e já fiz fotos incríveis daqui”.

Na terça-feira (18) à tarde, um grupo de estudantes curitibanos foi conhecer a novidade. “O serviço é muito bom não somente para o turista mas para todos nós curitibanos que somos exigentes em tudo. E se alguém perguntar o que achei eu respondo que aprovei”, afirma André Paitax, 17 anos vestibulando da Universidade Federal do Paraná. “É de fazer inveja para qualquer outra cidade brasileira”. O amigo de André, Guilherme Silva, 17 anos, que mora em Curitiba há dois anos, diz que a cidade, vista da parte superior do ônibus, parece ainda mais bonita. “Gosto também da sensação de fazer turismo na minha própria cidade”.

O novo ônibus tem carroceria com quatro metros de altura; são 80 centímetros a mais do que as jardineiras. Por razões de segurança, todos os obstáculos ao longo do trajeto da linha – como fiação de energia e telefonia, árvores, semáforos e placas de trânsito – foram elevados para altura mínima de segurança de cinco metros. Como o piso do deque do ônibus está a 2,6 metros do chão, haverá segurança total para passageiros com até 2,4 metros de altura. A proteção é feita com um pára-brisa dianteiro e com barras de proteção lateral e traseira.

O piso inferior tem 11 poltronas, duas delas com largura maior que o padrão. Também há espaço reservado e adaptado para cadeirantes, com trava de roda e cinto de segurança. A área também pode ser usada por deficientes visuais acompanhados de cão-guia.