ONGs fazem manifestação em Morretes

Representantes de organizações não-governamentais (ONGs) e da comunidade promovem hoje uma manifestação pacífica em Morretes. A proposta, diz a integrante do Instituto de Ecoturismo do Paraná, Daniela Meres Silva, é informar a população e os turistas sobre a interdição dos rios São João e Nhundiaquara, feita há mais de vinte dias pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), e os possíveis problemas que podem surgir em decorrência da utilização da água. “Como não existe qualquer sinalização sobre a interdição dos rios, e nenhum representante de órgãos ambientais orientaram a população, nós iremos fazer esse trabalho”, falou Daniela.

O IAP proibiu por tempo indeterminado qualquer utilização da água dos rios São João e Nhundiaquara, em conseqüência do acidente com o trem da América Latina Logística (ALL) ocorrido no último dia 19 de julho. Trinta e cinco vagões transportando soja, farelo de milho e açúcar, descarrilaram sobre a ponte do Rio São João, em Morretes. O IAP constatou que o material provocou a contaminação da água. Porém, o órgão não fez qualquer tipo de orientação aos moradores do entorno dos rios, bem como aos turistas que, nos últimos dias, aproveitaram a alta das temperaturas e procuraram Morretes para praticar “bóia-cross” no Nhundiaquara.

A estimativa é que quarenta famílias morem às margem dos rios São João e Nhundiaquara, e parte delas utiliza a água para práticas desportivas, banho ou irrigação de plantas. Segundo Daniela Meres Silva, como houve uma elevação nas temperaturas no Estado, muitos turistas descerem a Morretes para a prática de esportes, e coube aos donos de pousadas orientar essas pessoas a não entrar na água. “A nossa preocupação é que esse número de pessoas aumenta ainda mais durante o feriado”, disse.

O rio está morrendo

Segundo laudo do Instituto Ambiental do Paraná, a fermentação da carga orgânica derramada no rio durante o acidente teve impacto expressivo na qualidade da água. Isso provocou o desequilíbrio do meio aquático, com a proliferação de colônias de bactéria Sphaertilus natans e de vermes hirudíneos (sanguessuga) que habitam o leito dos rios e podem sugar o sangue de espécies vertebradas. De acordo com a análise, a presença das colônias de bactéria indica intensa contaminação orgânica, pois utiliza os resíduos de despejos orgânicos no seu metabolismo, podendo estar associados a organismos patogênicos. A ingestão ou contato primário com a água contaminada por esta bactéria pode causar infecções. “Além de orientar a população sobre a proibição da utilização da água, a mobilização também tem o objetivo de cobrar das autoridades uma solução para a recuperação do rio”, afirmou a representante da ong.

Segundo Daniela, desde o acidente no mês de julho, muito se falou da preservação da Ponte do Rio São João – que é um cartão postal do Paraná -, da recuperação da vegetação da Serra do Mar, mas pouco se falou sobre como despoluir o rio, que além de ter sua importância ambiental, é um dos principais pontos turísticos de Morretes.

A mobilização de hoje é aberta a todos os interessados. De acordo com Daniela, quem quiser participar basta comparecer usando uma peça de roupa branca, às 11h, na Ponte de Ferro, em Porto de Cima.

Voltar ao topo