ONG levará mensagem de paz a 4 continentes

Uma expedição de Curitiba pretende percorrer de carro quatro continentes, passando por cerca de 68 países, em uma viagem que só vai terminar em julho de 2006. A expedição Brasil ? Uma Mensagem de Paz para o Mundo ? está sendo idealizada pela IWA (It?s a World Adventure), uma organização não-governamental fundada há um ano no Paraná.

A proposta do projeto é apresentar para outros povos as potencialidades e projetos sociais do Brasil, e divulgar a paz mundial. O idealizador da expedição, o empresário Roberto Amorim, de 41 anos, conta que a viagem não será feita de forma ininterrupta. Sempre que for cumprida uma etapa da aventura, haverá retorno à base (Curitiba). Amorim justifica que isso é necessário em função dos custos e patrocínios.

A primeira etapa do projeto, que inicia com um roteiro pela América do Sul, está prevista para julho a novembro de 2003. Em 2004 a aventura será pelas Américas Central e do Norte, em 2005 pela África, e em fevereiro de 2006 inicia o percurso pela Ásia e Europa. O custo total da expedição está orçado em US$ 350 mil.

Roberto Amorim disse que 50% dos recursos para a primeira etapa do projeto já estão garantidos, e afirma que irá concluir o projeto, descartando a possibilidade de não encontrar parceiros. Os acompanhantes do empresário nessa aventura serão a esposa e três filhos, de 18, 16 e 10 anos. Ele utilizarão duas caminhonetes ? uma de comando com a família e outra de apoio com um mecânico e um profissional da saúde ? que serão substituídas conforme a necessidade do local.

Inovador

Existem hoje no mundo 176 expedições, afirma Amorim, das quais 72 são terrestres, e as outras utilizam vários meios de transporte. Ele afirma que o seu projeto é inovador porque é o único que tem uma proposta social. “Fora do Brasil só são divulgadas notícias negativas a respeito do País. Queremos mostrar que isso é diferente, pois temos alguns focos negativos, mas inúmeras iniciativas positivas”, disse. Como ex-professor, Roberto Amorim trabalha com palestras e treinamentos, abordando temas como o resgate da cidadania e desenvolvimento da auto-estima. “E é isso que queremos mostrar lá fora”, afirma.

Essa será a primeira expedição que Amorim vai fazer fora do Brasil. Ele já se aventurou, também de carro, em viagem de Curitiba ao Maranhão e Chapada dos Guimarães. “Mas sempre procurando estradas vicinais, para realmente conhecer as belezas desses locais”, conta. Todos os participantes da aventura já estão se preparando para a viagem. Além de cursos de aprimoramento de línguas estrangeiras e internet, os integrantes da expedição estão percorrendo diversos locais do País para conhecer diferentes ecossistemas, e passar por uma espécie de treinamento antes de encararem a aventura oficial. Quem tiver interesse em apoiar o projeto pode entrar em contrato com Roberto Amorim pelos telefones (41) 3019-9547 e 9135-3207.

Voltar ao topo