O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou cidades do Sudoeste do Paraná sob alerta para uma onda de calor que deve persistir até sábado (7/2). As áreas de maior preocupação estão sob alerta vermelho, que indica grande perigo, e se estendem desde Santa Izabel do Oeste até União da Vitória, no Sul do estado.

continua após a publicidade

Nessas regiões, as temperaturas podem representar risco à saúde. A onda de calor que atinge o Sul do país, com registros próximos aos 40 ºC no Rio Grande do Sul, também influencia o tempo no Paraná. 

No estado, as temperaturas devem ficar, em média, cerca de 5 ºC acima da média para o período. Em Santa Izabel do Oeste, por exemplo, a previsão indica máxima de 32 ºC ao longo da semana. Já em municípios como União da Vitória, Pato Branco, Francisco Beltrão, Santo Antônio do Sudoeste e Ampére, os termômetros devem ultrapassar os 30 ºC. 

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o pico do calor deve ocorrer entre sexta-feira (6/2) e sábado (7/2). Mesmo com o predomínio do calor, não está descartada a ocorrência de tempestades isoladas nessas áreas.

Chuvas intensas na região Leste

continua após a publicidade

No restante do Paraná, o cenário é diferente. A tendência é de mais nuvens, chuva frequente e temperaturas mais amenas, especialmente nas regiões Centro, Leste e Campos Gerais.

Na região Leste do estado, entre Curitiba e o Litoral, as instabilidades seguem predominando. O Inmet mantém outro alerta, desta vez laranja, que indica perigo para chuvas intensas até quinta-feira (5/2).

continua após a publicidade

Também há aviso de perigo potencial para uma faixa que vai dos Campos Gerais até o Noroeste do Paraná. Nesses locais, podem ocorrer volumes de chuva de até 50 milímetros por dia, além de ventos entre 40 e 60 km/h. 

O alerta inclui ainda risco de queda de galhos de árvores, alagamentos, enxurradas pontuais e descargas elétricas. A orientação é que a população evite áreas alagadas, redobre a atenção no trânsito e acompanhe os avisos da Defesa Civil.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉