Verão

Calor se espalha pelo Paraná e ‘caldeirão’ de Antonina chega a 50ºC

Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Tribuna do Paraná
Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Tribuna do Paraná

A forte onda de calor que atinge o Paraná nesta terça-feira (11) fez os termômetros dispararem. Em Antonina, no Litoral do estado, a temperatura chegou a 38,4°C nesta tarde, mas a sensação térmica chegou a incríveis 50°C, segundo medições do Instituto Simepar. Em Curitiba, as temperaturas chegaram aos 30,8°C, mas sem aumento da sensação térmica. Em Cerro Azul, na região metropolitana, a temperatura atingiu 37°C.

A meteorologista Ana Beatriz Porto da Silva, do Simepar, explica que a sensação térmica registrada em Antonina é consequência da ausência de ventos, que deixa o tempo abafado, e da umidade vinda do oceano – que na tarde desta terça chegou a 45%. “Antonina é um caldeirão. Já registrou este ano 39,9°C em janeiro e 42°C em novembro, a máxima do ano até agora”, explica.

Em Guaratuba, também no litoral e onde venta mais, os termômetros chegaram a 28°C nesta terça. Já em Morretes, chegou a 33°C.

Segundo a meteorologista, é comum esse calor todo mesmo na primavera. “Muitos registros de temperaturas máximas do ano são feitos nessa época de transição entre primavera e verão [que começa oficialmente dia 21 de dezembro]”, afirma. A massa de ar seco é principal causa das altas temperaturas sobre o estado. Como quase não há nebulosidade, o sol predomina no céu e acaba esquentando bastante.

As regiões Oeste e Noroeste do Paraná também sofreram nesta terça-feira com o forte calor. Em Loanda, no Noroeste, os termômetros marcaram 36,5°C e em São Miguel do Iguaçu, no Noroeste, 36°C. Segundo o Simepar, às 11h desta terça as temperaturas já estavam em 32°C em Umuarama, Paranapanema, Loanda e São Miguel do Iguaçu. Nessas duas últimas cidades, o calor chegou a 38,2°C na tarde de segunda-feira (10).

Em Curitiba, há pouca probabilidade chuva no fim do dia. Apenas pancadas isoladas em um bairro ou outro. O tempo deve permanecer firme em todas as regiões do estado ao longo da semana, com calor e sol forte. A chuva deve chegar somente na sexta-feira, de acordo com Ana Beatriz.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Temperatura recorde em Curitiba hoje! Veja a previsão!