As Olimpíadas viraram mania entre os estudantes da Escola Municipal Maria de Lourdes Lamas Pegoraro, localizada no Jardim Solitude, em Curitiba. Durante as últimas três semanas, as professoras de Educação Física da instituição participaram de um curso sobre educação olímpica, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, e começaram a desenvolver trabalhos sobre o tema em sala de aula.

“Aprendemos sobre a história das Olimpíadas, modalidades olímpicas, atletas e medalhas já conquistadas pelo Brasil”, conta a professora Luceli Cassilha. “Agora, estamos repassando o conhecimento aos alunos do pré à quarta série do ensino fundamental.” Nas aulas, as crianças fazem trabalhos sobre valores presentes nas Olimpíadas, modalidades e jogos. Na próxima semana, dos dias 23 a 27, elas participam de uma exposição e uma olimpíada interna: “Vamos realizar uma solenidade de abertura dos jogos, e os estudantes das diversas turmas irão participar de competições de cabo-de-guerra, corrida do saco, salto em distância e jogos cooperativos, onde não existe a competição, mas a cooperação”, explica Luceli. “Também iremos confeccionar em cartolina medalhas de ouro, prata e bronze para dar aos vencedores.”

Com os trabalhos, as crianças estão se inserindo cada vez mais no espírito olímpico, que tomou conta do mundo nos últimos dias. A estudante Adriana Ostrufka, que tem 10 anos e está cursando a quarta série, conta que depois que começou a aprender sobre as Olimpíadas na escola tem acompanhado todas as competições transmitidas pela televisão.

“Gosto muito de natação e até penso em ser uma nadadora quando crescer”, diz. “Nessas Olimpíadas, estou torcendo muito pela Daiane dos Santos. Vejo sempre as apresentações dela e acho que ela vai trazer uma medalha para o Brasil.”

Atletismo

Já Guilherme Alexandre Hoffmann, que tem 9 anos e também está na quarta série, aprecia as competições de salto em distância e corrida. Na próxima semana, ele vai disputar as duas modalidades na olimpíada promovida pela escola. “Sou muito bom em salto em distância. Consigo pular bem longe e acho que vou ganhar uma medalha”, antecipa.

continua após a publicidade

continua após a publicidade