Poluição

Óleo atinge córrego que desemboca no Rio Iguaçu

A Defesa Civil de Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), detectou na noite de quinta-feira um vazamento de óleo diesel em um posto de combustíveis na região central do município.

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) estima que cerca de três mil litros do produto atingiram um córrego que desemboca no Rio Itaqui, um afluente do Rio Iguaçu.

Ainda na noite de quinta-feira, o posto e a distribuidora de combustível Ipiranga, atendendo uma determinação do IAP, disponibilizaram equipes para fazer o trabalho de contenção e remoção do produto.

Profissionais de geologia e engenharia ambiental teriam sido contratados para planejar ações para minimizar o impacto causado no meio ambiente da região. Os trabalhos se estenderam por quase todo o dia de ontem.

De acordo com o técnico em meio ambiente do IAP, Joel Joaquim Gomes Witte, ainda não é possível precisar a extensão exata e a quantidade do produto que pode, inclusive, ter contaminado o subsolo do local.

“Não se sabe a quantia que foi para o solo. Será feita uma análise da área atingida para ver quais medidas serão adotadas para minimizar o impacto do vazamento”, afirma Witte.

Uma equipe de técnicos do IAP colheu amostras da água do córrego, que serão encaminhadas para exame. O órgão informou que um laudo sobre o nível de contaminação da água deve ficar pronto dentro de 20 dias.

O IAP informou também que a empresa que originou o vazamento poderá ser multada. O valor da multa, no entanto, só será divulgado após a conclusão do laudo.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Ipiranga informou “que já acionou suas equipes de meio ambiente e engenharia, que todas as providências cabíveis já foram tomadas e que a situação é considerada sob controle”.