Oftalmologia do HC inaugura Centro de Visão

O serviço de oftalmologia do Hospital de Clínicas (HC) de Curitiba, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está ampliando a capacidade de atendimento ao público. Isso está sendo possível pela descentralização dos serviços, que deixaram de ser feitos no hospital, e desde o início da semana estão sendo realizados no Centro de Visão, no bairro do Batel. A inauguração da nova sede aconteceu ontem pela manhã.

De acordo com a chefe do Centro de Oftalmologia do HC, Ana Tereza Ramos Moreira, com as novas instalações será possível prestar um atendimento mais humanizado e ágil, já que no hospital o serviço de oftalmologia funciona junto com o de otorrinolaringologia. Atualmente são feitas cerca de 3 mil consultas oftalmológicas. Com o centro, o atendimento poderá ser ampliado em 10%, e em até 50% no fim de 2003.

Além de consultas, o Centro de Visão vai oferecer serviços de cirurgias ambulatoriais, como de pálpebra, catarata e estrabismo. “Serão duas salas para a realização de cirurgias que não necessitam de anestesia geral, e que vão desafogar o centro cirúrgico do HC”, explicou a chefe. Além disso, serão realizados todos os tipos de exames, contando com equipamentos modernos e de última geração.

Outra novidade do centro será o prontuário eletrônico, que já funciona nas unidades de saúde municipais. O sistema garante melhor agilidade e precisão no diagnóstico e tratamento, uma vez que são registrados no sistema todas as informações sobre o paciente, desde a sua primeira consulta em uma unidade de saúde, até o momento de atendimento no Centro de Visão.

“Isso vai ajudar a diminuir a fila e agilizar o atendimento”, comentou o diretor-geral do HC, Giovanni Loddo. Segundo ele, apenas os serviços de emergência e internamentos continuarão sendo feitos no HC. Loddo ressaltou que a descentralização dos serviços resulta em um custo mais baixo e atendimento mais rápido à população.

Serviço

– O Centro de Visão do HC fica na Rua Pasteur, 26, no Batel. O telefone é (41) 223-8547.

Voltar ao topo