Oficina de espanhol resgata raízes da América

Londrina – Conhecer não só o idioma espanhol, mas também as raízes da América Latina por meio do estudo de músicas e contos de autores argentinos, uruguaios e chilenos. Este é objetivo da oficina de idioma espanhol “Latino América em Cantos e Contos”, que será ministrada na Biblioteca Pública (Avenida Rio de Janeiro, 413) a partir do dia 6 de novembro pela professora Ana Maria Pomi Simone. As inscrições já podem ser feitas na biblioteca. O curso, que tem custo de R$ 20,00, é voltado para pessoas que tenham, no mínimo, seis meses de estudo da língua.

Ana Maria é uruguaia e veio para Londrina há apenas oito meses, após morar em outros estados do país. É jornalista, escritora e professora do idioma espanhol. Publicou o livro Mulheres Uruguaias Contam, pela editora Alfaguara, uma antologia do conto feminino uruguaio. Atualmente desenvolve atividades em prol da valorização e fortalecimento da cultura latino-americana. “A América Latina tem uma raiz comum, mas muitos não compreendem isso. Pretendo usar a língua como primeiro passo para promover a maior integração entre os latino-americanos”, disse a professora.

A oficina, segundo ela, tem como objetivos tornar o idioma espanhol familiar ao aluno por meio do uso de músicas e contos de autores latino-americanos; capacitar o estudante para que possa otimizar seu entendimento, compreensão e expressões oral e escrita do idioma; fornecer conhecimento de alguns dos principais expoentes da cultura latina; abordar globalmente as generalidades e particularidades do idioma espanhol, entre outros. Para atingir os objetivos propostos, a oficina será dividida em quatro unidades. Na primeira unidade os alunos terão aulas sobre o Uruguai, com apresentação de geografia e particularidades culturais.

Voltar ao topo