Uma resolução da Argentina (número 1116/01) vem prejudicando municípios do Paraná que fazem fronteira com aquele país. Desde 2001, o governo argentino estabelece quota de US$ 50 mensais para ingresso no país de bens de consumo adquiridos no Brasil e também quota zero para compra de bens duráveis por cidadãos residentes na Argentina até cem quilômetros da fronteira.

continua após a publicidade

Ontem, em Foz do Iguaçu, no oeste do Estado, representantes do governo municipal e também das cidades fronteiriças de Barracão, Capanema, Dionísio Cerqueira e Santo Antônio do Sudoeste realizaram uma reunião para discutir a questão. “Vamos encaminhar um documento ao presidente Lula e à presidente Cristina Kirchner pedindo que a resolução seja revogada. Queremos uma quota de US$ 150”, disse o secretário municipal de assuntos internacionais de Foz, Sérgio Lobato da Mota Machado.

A resolução foi adotada na Argentina para proteger o comércio daquele país. Mas Sérgio a define como injusta, já que os turistas brasileiros costumam consumir bastante e deixar uma grande quantidade de dinheiro no país vizinho.

continua após a publicidade