Oeste quer aumento da cota de importação para a Argentina

Uma resolução da Argentina (número 1116/01) vem prejudicando municípios do Paraná que fazem fronteira com aquele país. Desde 2001, o governo argentino estabelece quota de US$ 50 mensais para ingresso no país de bens de consumo adquiridos no Brasil e também quota zero para compra de bens duráveis por cidadãos residentes na Argentina até cem quilômetros da fronteira.

Ontem, em Foz do Iguaçu, no oeste do Estado, representantes do governo municipal e também das cidades fronteiriças de Barracão, Capanema, Dionísio Cerqueira e Santo Antônio do Sudoeste realizaram uma reunião para discutir a questão. “Vamos encaminhar um documento ao presidente Lula e à presidente Cristina Kirchner pedindo que a resolução seja revogada. Queremos uma quota de US$ 150”, disse o secretário municipal de assuntos internacionais de Foz, Sérgio Lobato da Mota Machado.

A resolução foi adotada na Argentina para proteger o comércio daquele país. Mas Sérgio a define como injusta, já que os turistas brasileiros costumam consumir bastante e deixar uma grande quantidade de dinheiro no país vizinho.

Voltar ao topo