Obras viram tormento para população de Pinhais

O que deveria ser melhoria para a população virou tormento. Casas alagadas, rachaduras, ruas esburacadas, muita lama, sujeira e mau cheiro. Essa é a realidade dos moradores dos jardins Triângulo e Amélia, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Em vez de poderem ver prontas as obras de saneamento no bairro, eles enfrentam muita dor de cabeça, além de prejuízo. A responsabilidade sobre essa situação é jogada da Prefeitura para a Sanepar, e vice-versa, como reclama a comunidade.

Maria de Lourdes Rezende mora e tem uma mercearia na Rua Primo Antônio Mottin, no Jardim Triângulo. Como muitos outros moradores da mesma rua, ela é uma das que sofrem o descaso. ?A obra começou em março do ano passado. Desde novembro, porém, está parada. Eles já refizeram umas quatro vezes e só tem piorado. Além de comprometer a estrutura da minha casa, que está cheia de rachaduras, eles entupiram as manilhas com areia e, quando chove, a água, sem ter por onde escoar, entra nas casas?, relata.

Foto: Allan Costa Pinto

Maria de Lourdes mostra as rachaduras em sua casa.

E não é só água, como diz, e mostra nos bueiros cheios. ?Quando começa a chover, a gente tem que sair correndo de casa com enxada para abrir buracos para a água escorrer. Outras ficam em casa já esperando com o rodo?, completa. A presidente da associação de moradores do bairro, Jovita Viana, disse que em abril de 2007, quando começou o problema, a Prefeitura foi notificada. ?Eu reclamei que as manilhas estavam sendo entupidas com as obras. Porém, eles dizem que as obras são da Sanepar, a empresa joga para a Prefeitura, e nós ficamos sem resposta. Eles que decidam de quem é a responsabilidade?, intima.

No Jardim Amélia, o mesmo problema. ?Meu quintal alagou, as calçadas estão rachadas e o motor do meu portão queimou?, reclama a moradora Vera Caetano.

Foto: Allan Costa Pinto

Ainda não há previsão para a retomada dos trabalhos.

Respostas

A assessoria de imprensa da Sanepar informou que em 7 de dezembro recebeu uma reclamação da Prefeitura de Pinhais, solicitando reparação de danos causados nas galerias de águas pluviais. Ainda segundo a assessoria, apesar de haver divergência em relação à responsabilidade dos problemas, até dia 21 do mesmo mês tudo o que havia sido solicitado foi cumprido. ?Galerias pluviais são responsabilidade da Prefeitura. Se entopem, eles que têm que desentupir?, conclui o órgão.

A Prefeitura encaminhou uma nota do secretário de Gerenciamento Institucional, João Boaventura Ferreira Filho, esclarecendo que ?os transtornos ocasionados nos bairros Jardim Triângulo, Amélia e Prive ocorreram devido ao projeto de esgotamento sanitário que está sendo desenvolvido pela Sanepar?. Eles confirmam que houve solicitação de providências à Sanepar, em dezembro, mas completam que os problemas não foram totalmente solucionados. ?Como restaram alguns inconvenientes, a Prefeitura está procedendo nova notificação à Sanepar?, conclui a nota.

Voltar ao topo