Obras para o Ligeirão Norte chegam a 7 de Setembro

A Prefeitura inicia nesta semana as obras de infraestrutura para implantação do Ligeirão na avenida Sete de Setembro. A obra vai começar pela retirada, prevista para esta quarta-feira (7), da estação tubo Coronel Dulcídio, próximo à Praça do Japão, abrindo espaço para implantação da faixa de ultrapassagem de biarticulados.

Durante o período de obras neste trecho os ônibus da linha Santa Cândida-Capão Raso vão trafegar pela pista lenta da Sete de Setembro. No sentido bairro, os ônibus vão sair da canaleta a partir da rua Buenos Ayres, retornando na Alferes Angelo Sampaio. No sentido centro os ônibus saem da canaleta na Angelo Sampaio e retornam a partir da rua Pasteur.

O desvio para os ônibus foi iniciado nesta terça-feira (6) com a desativação da estação Coronel Dulcídio. É importante que motoristas e pedestres redobrem o cuidado neste trecho uma vez que o trânsito será compartilhado, com carros e biarticulados trafegando na mesma pista. A previsão é que a estação esteja liberada, com o ônibus retornando à canaleta, no prazo de 90 dias.

A retirada de estações é necessária para abertura da terceira faixa na canaleta, o que permite a ultrapassagem dos ônibus, como já foi feito na avenida Marechal Floriano, para o Ligeirão Boqueirão, e como está sendo feito, também, nas avenidas Paraná e João Gualberto, onde a terceira pista já foi implantada na maior parte do trecho.

Durante o período de obras de infraestrutura, as estações são reformadas – cinco delas serão ampliadas – para receber o Ligeirão que, neste caso, vai ligar o Terminal Santa Cândida à Praça do Japão, reduzindo o tempo de viagem de 40 para 25 minutos. A previsão é que Ligeirão Norte entre em operação até o fim do ano que vem.

As obras de infraestutura para implantação do Expresso Ligeirão Norte estão praticamente prontas na maior parte dos seis quilômetros entre o Terminal Santa Cãndida e a Estação Central. No Passeio Público, a pista está sendo alargada, com desvio do ônibus por uma faixa lateral, fora da canaleta.

As obras são feitas quadra a quadra, com a retirada de estações distantes uma da outra, reduzindo o impacto no trânsito e no transporte coletivo.

Na maior parte da canaleta nos bairros Santa Cândida, Boa Vista, Cabral, Juvevê e Alto da Glória, a terceira faixa já está pronta, sendo possível perceber os pontos onde haverá ultrapassagem dos ônibus. Nos locais onde haverá estações do Ligeirão já estão sendo implantadas faixas elevadas para travessia de pedestres, aumentando a segurança no trânsito.

Além do eixo formado pelas avenidas Paraná, João Gualberto e Sete de Setembro (ligadas pelas rua Presidente Faria e Travessa da Lapa), também o Terminal Santa Cândida está sendo reformado para abrigar o Ligeirão Norte e permitir a ampliação da integração do transporte com a Região Metropolitana.

O Terminal será ampliado de 8 para 12 mil metros quadrados e vai ganhar nova área de serviço e comércio, que ficará no subsolo. Estão previstas na reforma também novas plataformas, conjuntos sanitários, câmeras de monitoramento, sinalização e paisagismo, além da criação de espaço específico para carga e descarga de mercadorias comercializadas pelos boxes e Armazém da Família.

Ligeirão Norte

O Ligeirão Norte fará um trajeto de 11 quilômetros com oito paradas – apenas nos terminais e em cinco estações tubo, com um tempo de viagem de 25 minutos, uma redução de 15 minutos em relação ao Expresso vermelho que faz 16 paradas. O Ligeirão Norte vai parar nos terminais Santa Cândida, Cabral e Boa Vista e nas estações Passeio P&uacu,te;blico, Central, Eufrásio Correia, Osvaldo Cruz e Bento Viana.

Os 32 tubos que formam as 16 estações do trecho serão reformados – os tubo Passeio Público, Central, Eufrásio Correia, Osvaldo Cruz e Bento Viana vão dobrar de tamanho.

A linha terá uma frota de 20 ônibus biarticulados com 28 metros de extensão, com capacidade para 250 passageiros e terá um intervalo de três minutos.

O Ligeirão Norte será a terceira linha do sistema Expresso Ligeirão. As duas linhas já em operação estão na Linha Verde, com o Pinheirinho/Carlos Gomes, com uma redução de dez minutos no tempo de viagem em relação aos biarticulados do Eixo Sul; e o Ligeirão Boqueirão que encurtou a viagem entre o Terminal e o Centro em 15 minutos, de 38 para 23 minutos. As duas linhas de Ligeirão atendem atualmente, em torno de 70 mil passageiros por dia.

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