Obras na Marechal Floriano entram na etapa final

A revitalização da avenida Marechal Floriano Peixoto, do Parolin ao Centro de Curitiba, está chegando à etapa final. Em torno de 92% do cronograma de obras já foi cumprido, aí incluídas as etapas de impacto no trânsito como a implantação de canaletas mais largas e em concreto, a concretagem dos cruzamentos – alguns deles, os mais movimentados da cidade -, o novo sistema de drenagem e a pavimentação.

Embora a Marechal Floriano Peixoto seja uma das vias de maior trânsito da cidade, as obras viárias foram feitas sem o fechamento da avenida com bloqueios pontuais e por pouco tempo, feito em etapas e por quadras. Em sistema de revezamento, equipes ainda trabalharam à noite e em fins de semana, especialmente na região central, agilizando principalmente o serviço de pavimentação nos dias em que o fluxo de trânsito é menor.

A Marechal Floriano Peixoto passará a funcionar a partir do ano que vem como uma extensão do corredor de transporte da Linha Verde em direção ao Centro. É por isso que ela está sendo revitalizada com drenagem, pavimentação das canaletas em concreto, alargamento das canaletas para permitir ultrapassagem dos ônibus, pavimentação nova nas pistas para carros, paisagismo, nova sinalização e novos sistemas de iluminação e semáforos.

Implantada há 170 anos – motivo pelo qual a avenida é mais estreita nas proximidades do centro – a Marechal abriga atualmente os ônibus do Eixo Boqueirão. A partir do próximo ano vão passar por ela também os ônibus das novas linhas da Linha Verde, a primeira delas a Pinheirinho/Centro com uma demanda inicial prevista em 35 mil passageiros por dia.

Os ônibus desta linha vão sair do Terminal Pinheirinho direto na Linha Verde seguindo até a estação Marechal, perto do viaduto do Hauer, e entrando na Marechal Floriano em direção ao centro até a Sete de Setembro, seguindo uma quadra até a Lourenço Pinto, onde ficará a estação central. O caminho de volta será pela quadra da Pedro Ivo até a Marechal Floriano e dali até a Linha Verde, seguindo para o Terminal.

Como a Marechal, a rua Lourenço Pinto também está sendo revitalizada. Já foram feitas as novas canaletas em concreto, a pavimentação das pistas laterais e a drenagem e as obras agora são de finalização das calçadas, que serão bem mais largas no entorno da estação central.

Além de beneficiar os passageiros que querem se deslocar do Pinheirinho direto ao centro e de reduzir a demanda sobre o Eixo Sul, a nova linha também vai beneficiar comerciantes do entorno da estação central em função do maior movimento de pedestres na região. Os passageiros do Eixo Sul -os ônibus que percorrem o corredor de transporte formado pelas avenidas Winston Churchill, República Argentina e Sete de Setembro – serão beneficiados com a redução da demanda o que significa mais conforto no deslocamento. O Eixo Sul é o mais carregado do sistema, atendendo, por dia, 260 mil passageiros.

Voltar ao topo