Obras interrompem parcialmente abastecimento de água na RMC

A realização de obras de melhoria e de manutenção na Captação Iguaçu interrompe o abastecimento de água neste sábado, 19, a partir das 11h30, em parte de Curitiba, São José dos Pinhais e Piraquara. A Sanepar estima que 380 mil habitantes serão afetados. Quem possui reservatório domiciliar não sentirá os efeitos da interrupção. O sistema volta ao normal no domingo, dia 20, às 14 horas.

?O serviço tem de ser realizado agora para que não ocorra um colapso no sistema de abastecimento de Curitiba e região. Vamos aproveitar o período de férias, em que o consumo cai, para diminuir os transtornos para a população?, disse o gerente de produção em exercício da Sanepar, Agenor Zarpelon.
Ação preventiva

A Sanepar vai instalar grades de contenção para evitar que a vegetação atrapalhe a captação de água e vai instalar comportas de contenção de água no canal de sucção de bombas para facilitar as manutenções futuras do local.  Durante a interrupção do abastecimento de água também será feita a manutenção de duas ventosas, uma em uma subestação da Copel e outra na chegada do reservatório do Corte Branco, e serão feitos serviços eletromecânicos. ?É uma ação preventiva, mas que demanda tempo, justamente porque temos que esgotar a água do rio para ter acesso ao local?, explicou Agenor.

A Captação Iguaçu é a responsável pelo envio de água bruta para a mais importante estação de tratamento do sistema integrado de abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana, a ETA Iguaçu. Ela produz 3.300 litros por segundo de água, respondendo por aproximadamente 40% de toda a produção de Curitiba e região.
Bairros afetados

Em Curitiba serão afetados os seguintes bairros: Uberaba, Cajuru, Água Verde, Capão Raso, Vila Fanny, Portão, Santa Quitéria, Fazendinha, Guaíra, Lindóia, Vila Izabel, Novo Mundo, Pinheirinho, Seminário, Alto Boqueirão, Boqueirão, Ganchinho, Guabirotuba, Jardim das Américas, Prado Velho, Sítio Cercado, Hauer e Xaxim.

Em São José dos Pinhais o abastecimento vai ser interrompido nos bairros Afonso Pena, Aviação, Guatupê, Iná, Independência, Centro, Braga, Cidade Jardim, Cruzeiro, Boneca do Iguaçu, Zaniolo, Brasília, Itália, Águas Belas, Ipê, Roseira, Aristocrata, Patrícia, Santa Fé e Costeira.

Em Piraquara, serão afetados os bairros Guarituba e Guarituba Pequeno.

Voltar ao topo