Obras de revitalização transformam o centro de Curitiba

Quem mora, trabalha ou circula pelo centro de Curitiba diariamente deve notar mudanças na região ao longo deste ano. A Prefeitura já programa a conclusão de obras iniciadas em 2007 e a execução de novas intervenções em praças, ruas e pontos turísticos. A expectativa é que a continuidade do processo de revitalização torne o centro da capital mais agradável, seguro e atrativo a investimentos por parte de moradores e comerciantes.

Em 2008, a Prefeitura promete executar programas para melhoria do transporte urbano, acessibilidade, segurança, pavimentação e circulação urbana, além da recuperação de imóveis históricos na região central da cidade. Uma dessas obras será a revitalização das Ruas Barão do Rio Branco e Riachuelo. ?Vamos melhorar a iluminação pública, revitalizar imóveis históricos e há até a hipótese de funcionamento do bonde turístico, que ligaria o Passeio Público à Praça Eufrásio Correia?, adianta o administrador da Regional da Matriz, Omar Akel.

Ainda no que se refere ao patrimônio, a previsão é terminar neste primeiro semestre o restauro do antigo Paço Municipal, um investimento de R$ 8 milhões feito em parceria com a iniciativa privada e que já gera repercussão nos entornos, segundo o administrador. ?Lojas já reformaram imóveis para reativá-los e a Fecomércio, Sesc e Senac devem iniciar um trabalho junto aos comerciantes do largo para mostrar as vantagens de ter estabelecimentos bem qualificados.?

As praças centrais também estão nos planos da administração pública. De acordo com Akel, a Tiradentes, promessa de revitalização exigida pelos usuários, já está com o projeto pronto para ser licitado. ?O piso deve ser totalmente renovado, respeitando os desenhos originais e dando melhor condição de circulação de pedestres?, cita, acrescentando que a iluminação será renovada, além do paisagismo. A Praça Zacarias também será revitalizada, principalmente no que tange à limpeza. Hoje, ligações clandestinas de esgoto dão mau-cheiro ao local. A Prefeitura estuda ainda intervenções na Carlos Gomes.

O Largo da Ordem é outra parte do centro que deve ter iluminação renovada até março, assim como a área da segurança: em 2008, a Prefeitura promete instalar vinte câmeras de monitoramento, abrangendo, além do largo, as vias Marechal Deodoro, Generoso Marques e Praça Tiradentes. Além disso, este ano outro importante marco da cidade deve ser renovado: a Rua 24 horas. ?A Urbs vai licitar para que a iniciativa privada assuma o encargo da reforma e gerencie a rua dentro da proposta de ter usos compatíveis com espaço de conveniência. É uma marca importante para Curitiba e que está fazendo falta para o turismo?, conclui o administrador.

Voltar ao topo