Obras dão cara nova ao centro

Quem anda pelas ruas do centro de Curitiba não consegue deixar de notar a quantidade de obras pelas quais a capital passa desde o começo do ano. Algumas das principais acontecem na praça mais antiga da cidade, a Tiradentes, e na Avenida Marechal Floriano Peixoto. As intervenções serão finalizadas até setembro.

Com R$ 13 milhões, a Secretaria de Obras Públicas do município está reformando o eixo de transporte da Avenida Marechal Floriano Peixoto. A ligação dos bairros ao centro será redesenhada entre a Linha Verde e a região central da cidade. A primeira etapa da obra já foi realizada.

A nova ligação dos bairros ao centro terá drenagem, monitoramento por câmeras e um sistema de semáforos por sensor e comunicação sem fio, pelo qual será possível controlar o tráfego dependendo do fluxo dos ônibus nas canaletas.

A reforma permitirá ainda a implantação do primeiro itinerário de ônibus da Linha Verde, Pinheirinho/Centro, que fará a ligação do bairro ao ponto final em 18 minutos. De acordo com a Secretaria de Obras, o novo percurso beneficiará diariamente 130 mil pessoas. Para suportar tal capacidade, em breve, o terminal do Pinheirinho também entrará em reformas.

Já na Praça Tiradentes, a reforma tem por objetivo melhorar o acesso, preservar o paisagismo local e adaptar um calçamento elevado que não interfira nas raízes das árvores. Ao todo, a obra irá custar R$ 1,1 milhão para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Voltar ao topo