O que abre e o que fecha nas festas de fim de ano

Os feriados de fim de ano alteram o funcionamento do comércio e dos serviços públlicos do Paraná. Os supermercados não vão funcionar no dia 25 de dezembro e no dia 1º de janeiro. Nas vésperas dos dois feriados, dias 24 e 31 de dezembro, as lojas terão expediente normal.

Em Curitiba as repartições públicas municipais fecharam ontem e voltam a funcionar na próxima quinta-feira. O Transporte coletivo funcionará cumprindo as tabelas de domingo no dia de Natal. Limpeza pública – será normal em toda cidade durante a semana, exceto no dia 25, quando a varrição e a coleta serão feitas apenas no Anel Central. Saúde – de hoje até quarta-feira (24), o atendimento será apenas nas Unidades de Saúde 24 horas. Abastecimento – dias 24 e 31, o Varejão Capão da Imbuia abre das 7h às 18h; o Mercado Municipal até hoje funciona das 6h às 20h, amanhã das 6h às 18h, segunda-feira das 6h às 20h, e na terça-feira e véspera de Natal das 6h às 18h. Feiras livres não funcionam nos dias 25 e 1.º de janeiro. As feiras noturnas atendem, excepcionalmente, no dia 24 das 13h às 18h, e não funcionam no Natal. Os Sacolões Fixos no dia 24 atendem nos horários tradicionais, fechando no dia 25.

Justiça Federal

Na Justiça federal o período de 20 de dezembro a 6 de janeiro é de recesso nas atividades. Neste período os prazos processuais ficam suspensos. Para atender os casos de natureza urgente, que impliquem ameaça aos direitos do cidadão, haverá “Serviço de Plantão”, prestado pelo Juizado Especial Federal, que atenderá na sede nova, localizada na Av. Anita Garibadi, 888, bairro Cabral, Curitiba. O horário de atendimento no prédio será das 13h às 18h, no 7º andar, ou poderá ser acionado pelo telefone 9975-9624.

Correios

Nos Correios na semana do Natal os horários serão: hoje – atendimento normal nas agências que já trabalham aos sábados, inclusive no mesmo horário (das 9h às 13h); atenderão também as agências: Central/Curitiba, Matinhos, Praia de Leste e Guaratuba. Segunda-feira -atendimento normal; terça-feira (24) – em todas as agências o atendimento será das 9h às 13h; quarta-feira (25) -não há atendimento.

Bancos

O atendimento bancário nos dias 24 e 31 de dezembro será o seguinte: dia 24, o horário de atendimento ao público nas agências de Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais e Pinhais recomendado pela Febraban é das 9h às 11h. Já no Interior das 8h às 10h; já no 31 não haverá expediente ao público. Tributos com vencimento em 31/12/2002 (terça-feira) devem ser pagos até o dia 30. Contas e títulos que vencem em 31 podem ser pagos em 02/01/2003 (quinta-feira), sem encargos. Caixas automáticos funcionarão das 6h às 22h00. Apenas os equipamentos instalados em hospitais, aeroportos e estações rodoviárias, ferroviárias e rodoferroviárias poderão funcionar em tempo integral.

Maringá

Na segunda-feira, começam as férias coletivas na prefeitura de Maringá, que se estenderão até 5 de janeiro. Funcionarão apenas os serviços considerados essenciais como: coleta de lixo, a varrição, as oficinas e as roçadas; alguns serviços ligados ao Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação (Saop) e a Secretaria da Saúde. Eles trabalharão normalmente durante o período, a não ser nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1.º de janeiro. Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, o expediente terá início às 12h. Os postos de saúde fecharão nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. O NIS (Núcleo Integrado de Saúde) da Zona Norte abrirá normalmente nestes dias e o NIS da Zona Sul seguirá o funcionamento dos postos.

Ponta Grossa

A prefeitura de Ponta Grossa entrou em recesso a partir de ontem, e só voltará às atividades normais no dia 2 de janeiro. Todos os serviços básicos do município continuam funcionando. Na área de saúde, o Hospital Municipal e o Hospital da Criança vão atender com plantão 24 horas. A Unidade de Saúde Central, da Rua Engenheiro Schamber vai funcionar normalmente. Já as unidades de saúde dos bairros param apenas no dia do Natal e primeiro de janeiro. O transporte coletivo opera com a escala de domingo, ou seja, com menos carros, nos dias 25 e 1.º. Na véspera do Natal e do Ano Novo, dias 24 e 31, as escalas dos ônibus serão normais, como em qualquer dia útil. A coleta de lixo só pára nos dias 25 e 1.º.

Voltar ao topo