O Estado e Tribuna recebem prêmio Destaque do Ano

Os jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná receberam, ontem, o prêmio Destaque do Ano – 29.º Prêmio Colunistas do Paraná pela revitalização gráfica e editorial feita este ano. Para o diretor do departamento comercial do Grupo Paulo Pimentel (GPP), Rogério Florenzano, a premiação significa o reconhecimento da importância que os dois jornais têm dentro do Estado. Juntos, atingem a metade dos leitores de todo o Paraná.

O Estado chegou às bancas em abril com cara nova. A parte gráfica apresentou uma série de mudanças, entre elas a tipografia. A fonte utilizada foi criada exclusivamente para o veículo que completou 54 anos de circulação. O Estado é o único jornal no Paraná que tem a fonte patenteada e o sétimo do Brasil. Florenzano explica que a mudança foi pautada em pesquisas sobre o mercado editorial mundial. Foi verificado que os jornais impressos estão mais voltados para a análise dos fatos e o texto tem o papel de destaque.

Além da tipografia, a sessão 5 minutos também agradou os leitores. Florenzano diz que a vida moderna faz com que as pessoas tenham pouco tempo para a leitura. Com uma passada de olhos pela página é possível ficar por dentro das principais notícias de todas as editorias. Depois, com mais tranqüilidade, é possível se aprofundar nos assuntos. Entre as mudanças também destacam-se as novas editorias e colunistas.

Em maio, foi a vez da Tribuna passar pela revitalização. Florenzano destaca a criação da coluna Tribuna POP. O espaço traz as novidades do mundo dos famosos, resumo de novelas, horóscopo e a programação de cinemas e teatros. O conteúdo procura atingir o público mais jovem. Além disso, a ampliação da cobertura esportiva para todo o Estado e a criação de um caderno avulso com as notícias policiais também são pontos positivos.

Florenzano fala que os números são prova de que os leitores aprovaram a revitalização. Segundo ele, uma pesquisa feita junto aos leitores revelou que mais de 90% aprovaram a reforma. A renovação de assinaturas de O Estado subiu de 65% para 80%. Já a Tribuna é o jornal que mais vende em bancas no Paraná, sendo o 12.º do Brasil. Fica em quinto lugar se for considerado o número de jornais por habitante. Outro dado revela que os dois jornais concentram mais da metade do público leitor do Estado: são 256 mil de um total de 408 mil. "O prêmio é o resgate da realidade. O GPP é detentor de dois dos principais veículos de comunicação do Estado", finaliza Florenzano. 

Voltar ao topo