Aniversário

O Es­ta­do do Paraná completa 59 anos de circulação

Ho­je o jor­nal O Es­ta­do do Pa­ra­ná com­ple­ta 59 anos de cir­cu­la­ção inin­ter­rup­ta no Pa­ra­ná. Des­de sua pri­mei­ra edi­ção, no dia 17 de ju­lho de 1951, O Es­ta­do trans­for­mou-­se em um dos maio­res ór­gãos de im­pren­sa do Es­ta­do e, a ca­mi­nho do 60.º ano de cria­ção, des­ta­ca-­se pe­la sua his­tó­ria e por in­fluen­ciar e de­ba­ter di­re­ta­men­te o meio po­lí­ti­co pa­ra­naen­se.

Des­de a pri­mei­ra man­che­te: “De­mi­te-­se o Ga­bi­ne­te de Gas­pa­ri”, já fo­ram pu­bli­ca­das, com a de ho­je, 17.928 edi­ções de O Es­ta­do. Pa­ra Pau­lo Pi­men­tel, di­re­tor-­pre­si­den­te de O Es­ta­do, o pe­río­do da di­ta­du­ra (en­tre 1964 e 1985) po­de ser con­si­de­ra­do co­mo o mais de­sa­fia­dor da his­tó­ria de O Es­ta­do. “Du­ran­te to­dos es­ses anos ti­ve­mos uma ins­ta­bi­li­da­de po­lí­ti­ca ter­rí­vel. Ví­nha­mos de um pe­río­do de de­mo­cra­cia que até en­tão pa­re­cia es­tar es­ta­bi­li­za­da. Na­que­la épo­ca a li­ber­da­de de im­pren­sa era co­mo uma ins­ti­tui­ção con­sa­gra­da, mas o mo­vi­men­to mi­li­tar de 1964 mos­trou exa­ta­men­te o con­trá­rio”, con­ta. Pa­ra ele, “fo­ram 20 anos de cons­tran­gi­men­to nas re­da­ções, o cen­sor (res­pon­sá­vel pe­la cen­su­ra) es­ta­va pre­sen­te no nos­so co­ti­dia­no, di­zen­do o que po­dia ser pu­bli­ca­do ou não. Fo­ram 20 anos on­de os atos ins­ti­tu­cio­nais pre­va­le­ce­ram e a li­ber­da­de de im­pren­sa não exis­tia mais. Jor­na­lis­tas con­trá­rios eram pre­sos e os jor­nais pu­ni­dos”, re­lem­bra Pi­men­tel.

In­de­pen­den­te da di­ta­du­ra mi­li­tar, O Es­ta­do man­te­ve-­se atuan­te no meio po­lí­ti­co do Pa­ra­ná. Mes­mo du­ran­te os anos em que Pi­men­tel era go­ver­na­dor, en­tre 1966 e 1971, O Es­ta­do ti­nha au­to­no­mia. “Nes­se mo­men­to o jor­nal ti­nha in­de­pen­dên­cia ab­so­lu­ta. De for­ma ge­ral, os go­ver­nan­tes se ir­ri­tam com no­tí­cias con­tra o seu go­ver­no, mas acre­di­to que a im­pren­sa é cre­do­ra da União, Es­ta­do e mu­ni­cí­pio, pois fis­ca­li­za me­lhor e com mais in­ten­si­da­de as ações do po­der pú­bli­co. A im­pren­sa pres­ta uma fis­ca­li­za­ção gra­tui­ta, só não gos­tam aque­les que even­tual­men­te es­tão en­vol­vi­dos em mu­tre­ta­gens”, opi­na.

Tra­di­ção e res­pei­to

Pa­ra o jor­na­lis­ta e cien­tis­ta po­lí­ti­co Au­ré­lio Mu­nhoz, que tra­ba­lhou du­ran­te 13 anos na re­da­ção do Gru­po Pau­lo Pi­men­tel (GPP), O Es­ta­do do Pa­ra­ná é um dos jor­nais mais tra­di­cio­nais e res­pei­ta,­dos da re­gião. “O Es­ta­do me­re­ce to­do nos­so res­pei­to pe­la sua tra­je­tó­ria de de­fe­sa de opi­nião, pois sem­pre te­ve atua­ção for­te no cam­po da po­lí­ti­ca, se­ja em âm­bi­to es­ta­dual ou fe­de­ral” con­ta. Mu­nhoz des­ta­ca ain­da o tra­ba­lho fei­to pe­las ou­tras edi­to­rias de O Es­ta­do. “A­lém dis­so, o jor­nal sem­pre te­ve co­ber­tu­ras me­mo­rá­veis em ou­tros ca­der­nos co­mo Ci­da­des, Eco­no­mia, Es­por­te e Al­ma­na­que, es­te úl­ti­mo con­si­de­ra­do um dos mais res­pei­ta­dos do Pa­ra­ná”, diz.

No fu­tu­ro, por­tan­to, Pi­men­tel apos­ta que O Es­ta­do de­ve­rá me­lho­rar ain­da mais. “Que­re­mos que o jor­nal O Es­ta­do do Pa­ra­ná evo­lua, man­ten­do sem­pre sua po­si­ção e sua tra­di­ção de se­rie­da­de e de de­fe­sa dos in­te­res­ses da po­pu­la­ção”, es­ti­ma.

Obserservando a evolução das capas do jornal O Estado do Paraná, é possível notar a forte tendência do periódico à crítica relativa aos acontecimentos políticos paranaenses.

A história do Paraná foi contada minuciosamente durante as últimas seis décadas por profissionais que procuraram orgulhar com suas reportagens e fotografias a tradição de O Estado.