Nutricionistas dão orientações na Boca Maldita

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, a Secretaria do Abastecimento de Curitiba promoveu várias atividades na Boca Maldita, no centro. Além de representantes da Prefeitura, estudantes dos cursos de Nutrição e de outros da área da saúde de várias universidades do Paraná participaram, dando orientações sobre a alimentação correta e fazendo exames de pressão arterial, glicose, entre outros.

Numa banca, profissionais do Conselho Regional de Nutrição (CRN) do Paraná explicavam algumas situações úteis ao nosso dia-a-dia. A reutilização de óleo nas frituras é um exemplo. “Quando o óleo fica com uma coloração muito escura ou excede o calor produzindo fumaça é sinal de que está na hora de trocar”, lembrou a nutricionista Ana Mara Acadroli, do CRN, destacando que nesse ponto o óleo já produz toxinas nocivas à saúde humana. “Em restaurantes, por exemplo, há uma fita que mede a qualidade do óleo, mas a dona de casa não tem isso.”

Outro ponto destacado na barraca é a diferença entre o diet e o light. “No diet é restringido totalmente um nutriente, como sal, açúcar, por exemplo. No light um dos nutrientes é reduzido em no mínimo 25%”, explicou. A nutricionista lembrou que nem tudo que é diet é bom para emagrecer. “Um chocolate, por exemplo, pode não ter açúcar, mas ter gordura e continuar com uma quantidade de calorias grande”, explicou.

Ana Mara disse que os alimentos diets são recomendados geralmente para pessoas com algum problema de saúde. Um diabético, por exemplo, deve se privar do açúcar. “Já os lights são para quem quer perder peso ou para prevenir alguma doença”, destacou.

Voltar ao topo