Número de mortos pela gripe A sobe para 23 no Paraná

A Secretaria da Saúde (Sesa) conta 23 mortos pela Gripe A (H1N1) neste ano, mas o tipo comum da doença também fez quatro vítimas fatais. E desse total, o quinto boletim da gripe, divulgado ontem, acrescentou nove óbitos de doentes com H1N1 e outros dois pelo vírus H3 (gripe comum). Dos nove casos vinculados à Gripe A, cinco ocorreram entre segunda-feira da semana passada e ontem, até 14h. Quatro mortes foram em semanas anteriores, mas a Sesa foi notificada posteriormente.

A coordenadora da Sala de Situação da Gripe da Sesa, Angela Maron, alerta que os profissionais da saúde e as pessoas com sintomas da gripe não ignorem a doença. “Gripe mata! As pessoas precisam se conscientizar disso, pois não faz sentido perder vidas pela banalização da doença. Temos remédio disponível em toda a rede, cabe o médico prescrever e quem apresentar os sintomas procurar o profissional da saúde”, frisou a coordenadora. O superintendente da Vigilância em Saúde da Sesa, Sezifredo Paz, reforça que é justamente por esse entendimento do risco da gripe que o protocolo de atendimento no Paraná não segue as diretrizes do Ministério da Saúde.

Tratamento

“A melhor resposta ao tratamento ocorre nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas. Por isso, a orientação é que quem tiver febre acima dos 38 graus, tosse seca e dor de garganta procure assistência médica, pois a orientação aos profissionais é prescrever o tratamento, mesmo sem a confirmação laboratorial ou de grupos com risco de comorbidade (outras doenças que agravam a debilidade dos órgãos afetados)”, assegurou. Das mortes contadas nas semana, três foram com Gripe A e demoraram para usar o medicamento. As demais mortes foram de pessoas com doenças graves como pneumopatias ou câncer.

O infectologista e integrante da Comissão Estadual de Infectologia do Paraná, Moacir Pires Ramos, acrescenta que melhor do que tratar a Gripe A no início, é não se contaminar com qualquer tipo de doença. “Há a necessidade de se higienizar bem as mãos, lavando ou usando o álcool 70, sendo gripe ou não pois evita uma série de doenças.”

Contagem é diferente

No quinto acompanhamento semanal, 172 novos casos da Gripe A foram identificados, um aumento de 29,25% em relação à semana anterior. Com isso, o Estado chega a 760 confirmações. Numericamente, o Paraná é o estado da federação mais atingido neste ano, mas a Sesa explica que aqui são contados todos os casos, o que não ocorre em outros lugares onde só os graves entram para as estatísticas. Em Santa Catarina, que até quinta-feira passada tinha registrado 52 óbitos, contou 635 casos até o dia 10 deste mês. Curitiba e região registram 137 casos novos na semana que passou. Das mortes registradas no ano pela Gripe A, seis foram em municípios da região metropolitana e quatro na capital.

Voltar ao topo