Novos radares poderão monitorar frota circulante

As ruas de Curitiba vão receber novos equipamentos de fiscalização eletrônica, que vão contribuir ainda mais para a redução do número de acidentes de trânsito na cidade. Atualmente, os equipamentos funcionam em 69 pontos da cidade, e serão ampliados para 110 locais.

A diferença entre os novos aparelhos e os que estão em uso é que os equipamentos agora poderão monitorar a frota circulante, auxiliar no gerenciamento do tráfego das ruas da cidade e até identificar veículos que tenham irregularidades junto ao Detran e à Polícia Militar. Esta última função depende de convênio a ser assinado pela Diretran. Os novos equipamentos só começarão a funcionar depois que as vias estiverem sinalizadas e o Inmetro tiver feito a aferição dos aparelhos.

O diretor da Diretran, Carlos Alexandre Negrini Bettes esclarece que uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) desobriga o órgão municipal de trânsito a manter a sinalização para alertar o motorista sobre a presença dos aparelhos, mas ainda assim Curitiba vai continuar sinalizando. “Optamos por manter a sinalização porque o motorista curitibano já está acostumado e esperamos que, com mais pontos de fiscalização, o motorista respeite o limite de velocidade ao utilizar toda a malha viária da cidade”, completou.

A escolha dos locais onde estão sendo instalados os radares leva em conta o número de acidentes, as solicitações feitas pelos usuários da via e locais considerados pontos de conflito para o trânsito pelo volume de tráfego e grande movimento de pedestres.

Trânsito mais seguro

Levantamento da Diretran em 22 vias onde há radares em funcionamento, feito 12 meses antes da instalação e 12 meses depois, revelou que 16 delas tiveram redução de até 50% no número de acidentes. Nas outras seis a queda foi superior a 50%. O levantamento feito com base nas informações do Siate mostrou ainda que os atropelamentos tiveram redução de mais de 50% depois da implantação dos equipamentos em 11 das 22 vias estudadas. Em relação ao número de vítimas, a redução foi superior a 50% em nove das 22 ruas com radares.

Voltar ao topo