Obras

Novos binários caem na graça dos veranistas no litoral

Os novos binários definidos pela prefeitura de Matinhos, que passaram a operar desde a primeira semana de dezembro, vem agradando veranistas, moradores e comerciantes da cidade.

Com o objetivo de dar maior mobilidade ao trânsito durante a temporada de verão, a medida já apresenta resultados considerados positivos pela administração municipal. Entre as principais alterações está a mudança para sentido único da Avenida Atlântica e o sistema de binários nas ruas próximas à orla.

O binário abrange todas as ruas paralelas à praia e transversais à Avenida Atlântica. Ficam em sentido único as vias entre a Ria Londrina até à Presidente Kennedy, em Caiobá.

Apenas a São Matheus e a Guarapuava continuam mão dupla. O mesmo acontece com a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, que corta a cidade e liga a região do Centro ao ferryboat.

De acordo com o diretor do departamento da Guarda Municipal em Matinhos e responsável pela implantação do sistema, Gilmar Alves Rolim, é a primeira vez que o município delibera por uma alteração desse porte no sistema viário. A ideia, segundo ele, é reduzir o volume de congestionamentos na temporada.

“O veranista que sempre vem a Matinhos já nota uma mudança significativa no trânsito. Os engarrafamentos nas ruas que tinham estacionamentos já não são tão severos”, diz.

Alves conta que, no alto da temporada, o motorista levava três horas para fazer o trajeto entre a Avenida Maringá e a Praia Mansa. Hoje, para fazer o mesmo trajeto, o veranista não leva mais do que 30 minutos.

Segundo o diretor, além do sentido único, outra medida importante para as ruas cuja largura é superior a dez metros foi propiciar estacionamentos nos dois lados da via.

“Com o sentido único, o motorista tem a opção de estacionamentos dos dois lados. Além disso, o motorista tem espaço para fugir da manobra de um outro carro”, diz.

Alves ressalta que a administração municipal investiu cerca de R$ 100 mil em equipamentos de sinalização para orientar os motoristas durante a temporada. Segundo ele, foram implementadas mais de 300 placas de sinalização.

As mudanças também são aprovadas por moradores. O comerciante José Maurício Francisco, que reside há 30 anos em Matinhos, confirma que não houve grandes problemas com filas de carros nas ruas mais movimentadas. No entanto, ele diz que a população ainda está se adaptando aos novos sentidos das vias.

“É muita mudança. Isso tem confundido um pouco. Se não ficar atento acaba entrando em contramão, o que, além de perigoso, pode render uma multa”, diz. Segundo a prefeitura de Matinhos, além do novo sistema de binários, nas sextas-feiras, sábados e domingos, a Avenida Atlântica permanecerá fechada no período entre as 8h e meia-noite.