NovoMuseu mostra tecnologia da informação

Inaugurado há 20 dias, o NovoMuseu é a grande atração cultural e turística de Curitiba. Neste período, 66 mil pessoas visitaram as instalações e as sete exposições que inauguraram o novo espaço cultural. Além de ser uma das obras mais significativas do arquiteto Oscar Niemeyer para a moderna arquitetura brasileira, o NovoMuseu é referência também em tecnologia da informação.

A utilização de fibra óptica, por exemplo, dá uma velocidade 100 vezes superior que a internet comum. “O NovoMuseu leva a cultura como complemento de informação a qualquer lugar e isto é a grande diferença”, afirma o secretário de Assuntos Estratégicos, Alex Beltrão.

A estrutura de informática do Novo Museu inclui 200 computadores que são usados para fazer a segurança, o controle operacional e as atividades educativas junto às escolas e universidades do Estado. “A idéia é que os professores trabalhem com os alunos o conteúdo que será visto no museu. Assim estaremos formando um público mais preparado para a cultura”, explica Beltrão.

No subsolo do NovoMuseu, estão instalados 40 computadores, ligados a internet, destinados a uso público, com auxílio de monitores. O visitante do site (www.novomuseu.org) pode fazer um passeio virtual e conhecer em detalhes os dois edifícios que compõem do NovoMuseu.

A transmissão do sistema é feita por sinal de rádio, tanto para a área de informática como telefonia. O controle de acesso ao museu será feito por cartão inteligente, com leitura digital e um circuito fechado monitora todos os ambientes. Sensores de movimento, umidade e temperatura estão instalados em vários pontos do NovoMuseu. No caso de detectar aumento da umidade ou da temperatura em determinada sala, a correção é automática.

Através da intranet, universidades, centros de pesquisa e, futuramente, escolas estaduais terão informações sobre o museu. Atualmente, 66 mil pessoas em todo o estado utilizam a intranet.

Voltar ao topo