Novo vírus de e-mail deixa os internautas em pânico

Internautas de todo mundo ganharam uma nova preocupação esta semana. Foi descoberto no Japão um novo vírus que destrói arquivos e instrui o computador a se conectar com a Internet e visitar diversos sites. O Frethem, que aparece em duas versões ? Frethem.k e Frethem.L ?, é enviado através de um e-mail identificado pelo subject “Re: Your password!”. Quando aberta, a mensagem introduz o vírus no computador que, além de causar prejuízos a seu próprio equipamento, utiliza a lista de endereços daquele computador para se disseminar e enviar mensagens eletrônicas também contaminadas para outras pessoas.

O corpo da mensagem contaminada com o vírus diz o seguinte: “ATTENTION! You can access very important information by this password DO NOT SAVE password to disk use your mind now press cancel”.

O analista de sistemas Wolmar Wrublewski Machado explicou que o vírus quando dentro do computador não deixa que um antivírus seja instalado. ” Quem tem o antivírus atualizado não sofrerá com o Frethem. Já quem não está nessa situação, recomendo que não abra o e-mail”, explicou Machado.

Para o diretor comercial da Flexite Soluções em Internet, Malcon Toledo, os e-mails podem ser facilmente identificados. “Eles se espalham pela lista de endereços de pessoas conhecidas. Logo, o e-mail virá com o nome de um conhecido, por isso, caso a apresentação seja estranha, é melhor nem abri-lo”, disse Toledo. Ele destacou que as principais empresas de antivírus disponibilizam atualizações em suas páginas na rede. “Se o usuário já tem o antivírus, basta atualizar-se e assim estará protegido”, salientou.

Voltar ao topo