Até o final de 2019 todas as prefeituras do Paraná estarão habilitadas para emitir o novo documento de Registro Geral (RG) para todos os paranaenses. A mudança para o novo padrão não é obrigatória, mas deve ser gradual até que todos os documentos apresentem o novo layout e itens de segurança. Desde o início de junho o Instituto de Identificação do Paraná já emite o documento repaginado, porém ainda não completo.

continua após a publicidade
Itens de segurança do novo RG. Foto: Divulgação

Por enquanto mudaram a cor, o tipo do papel e a disposição da foto e impressão digital. Todas as mudanças só serão obrigatórias a partir de 1° de março de 2020.

O novo RG tem na sua frente mais do que apenas foto, assinatura e impressão digital. Agora o documento traz nome, foto, filiação, tipo sanguíneo e fator RH, cidade e data de nascimento, além da assinatura e um campo para observações (como alergias, por exemplo).

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

continua após a publicidade

A impressão digital foi para o outro lado, que agora tem uma variedade mais rica de informações. Além do número do RG, o novo documento traz o CPF, espaço para informações sobre outros documentos, como número do título de eleitor, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), PIS/PASEP, Certificado Militar, e registros profissionais.

O RG passa a ter vários itens de segurança, como relevo tátil e imagem reativa do Brasão da República em ultravioleta. O papel é filigranado e mede 96 x 65 mm. Veja todos os itens na imagem ao lado. No verso do documento também esta disponível num QR Code, que assim como a nova CNH, permite às autoridades de segurança confirmar a veracidade do RG.

continua após a publicidade

+ Viu essa? Novo Sandero é flagrado em garagem e lanternas chamam atenção

O Instituto de Identificação está mobilizado em conscientizar a população para que ao solicitar um novo documento ou segunda via, compareça no horário marcado. Muitas pessoas ainda reclamam da demora para a retirada do RG, mas além de problemas estruturais e de pessoal, a falta de compromisso das pessoas prejudica o atendimento da população em geral. Em, segundo o Instituto, são realizados cerca de 400 agendamentos diários e cerca de 80 pessoas não aparecem e não avisam.

 

Se você quiser fazer o seu agendamento para emissão de 1ª ou 2ª via do RG acesse este link. Para conseguir, no entanto, é recomendável que a tentativa ocorra pela manhã.

Bazuca e submetralhadora de bandidos famosos são itens raros em museu de Curitiba