Novo reitor da UFPR será eleito hoje

As eleições para o cargo de reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ocorrem hoje, das 8h às 18h. Dois candidatos estão na disputa: o farmacêutico e pós-doutor em Química Orgânica, Cid Aimbiré de Moraes Santos, e o doutor em Administração, Zaki Akel Sobrinho.

O voto para a comunidade universitária é secreto mas não é obrigatório, sendo que cerca de 40 mil pessoas foram convidadas, por meio de carta, a votar em 18 seções. A apuração dos votos deve iniciar hoje mesmo, por volta das 22h, no Teatro da Reitoria.

Os dois candidatos continuavam em campanha, ontem, sendo que os discursos são opostos. Moraes Santos, candidato da oposição, faz críticas à administração anterior, dizendo que ela foi marcada por interesses político-partidários.

“A UFPR precisa olhar para dentro dela, com valorização do professor, dos alunos, e se abrir para novas idéias”, afirmou o professor. Em seu plano de gestão, Santos enumera uma série de objetivos para cada área da universidade, desde a administração e departamento financeiro, passando pela graduação até chegar na pós-graduação. “A universidade não pode ficar à mercê dos interesses políticos, trata-se de uma instituição acadêmica e pública”, criticou.

A reportagem de O Estado telefonou ontem, diversas vezes, para o outro candidato, o professor Zaki Akel, mas ele não atendeu. Porém, em entrevista concedida ao jornal no dia 25 de julho, ele lembrou que sua principal proposta é dar continuidade à gestão participativa do ex-reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior. Ele afirmou que pretende estender isso, dando espaço à toda a comunidade universitária para participar das decisões da reitoria.

 “Não queremos uma gestão de gabinete, precisamos da participação da comunidade. Todas as decisões serão tomadas depois de fóruns de discussão junto à comunidade”, afirmou.

Para isso, ele diz que tem um diagnóstico de cada área da UFPR, o que o possibilita desenvolver planos para elas para os próximos quatro anos. Segundo Akel, é primordial que a gestão valorize as pessoas que compõem a comunidade, que são estudantes, professores e técnico-administrativos.

Após a consulta popular de hoje, realizada por uma Comissão Paritária de Consulta, o resultado é encaminhado ao Conselho Universitário (Coun) da UFPR, que homologa e elabora uma lista tríplice. A lista será enviada ao Ministério da Educação (MEC). A reunião no Coun está marcada para o dia 30 de setembro.

Os locais que estudantes, servidores e professores devem votar estão disponíveis no site do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Técnico de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado do Paraná (Sinditest), www.sinditestpr.org.br.