Educação

Novo reitor da UFPR quer melhorar índices da graduação

Melhorar os resultados da graduação e priorizar uma gestão participativa. Estes são os principais objetivos do novo reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, eleito em uma consulta popular à comunidade universitária, ocorrida na última quarta-feira. Akel obteve 57,97% dos total de 10.180 votos, e seu concorrente – Cid Aimbiré de Moraes Santos – conseguiu 42,03% dos votos. O vice de Akel, Rogério Mulinari, não deve tomar posse antes do final do mandato da vice-reitora e reitora em exercício, Márcia Mendonça, em 2010.

Para Akel, o momento é fundamental priorizar a graduação da UFPR. “Estamos muito preocupados com os últimos índices divulgados. Nossa graduação não está muito bem”, afirmou.

O professor se refere ao resultado do Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado na última segunda-feira pelo Ministério da Educação (MEC), no qual nenhuma das universidades paranaenses ficou entre as dez melhores instituições avaliadas.

Na avaliação, a UFPR ficou em 44.º lugar entre 173 universidades avaliadas. “Outros pontos, como a evasão, por exemplo, também serão analisados. Nossos índices ainda estão altos”, disse.

O novo reitor explicou que as mudanças serão feitas depois de um grande diagnóstico, que deverá durar cerca de dois meses. O trabalho será feito por dez grupos temáticos, sempre com a participação da comunidade universitária, que envolve estudantes, professores e servidores. A gestão participativa será um dos pontos fortes da gestão de Akel, segundo ele.

“Sentimos isso durante a campanha. As pessoas dizem que precisam de alguém que as escute. Queremos que todos dêem idéias, e também soluções. A interação, que pude ter durante a campanha, deve continuar na minha gestão”, disse.

Ele também quer aumentar o número de servidores. Segundo o reitor, a UFPR tem hoje cerca de 400 funcionários afastados por conta de doenças ocupacionais. “Os exames periódicos, o apoio psicológico e a descentralização das funções serão prioritários”, afirmou. Quanto à gestão de Carlos Augusto Moreira Júnior, Zaki disse que deve modificar algo em relação ao diálogo. “Vou circular mais pela universidade, olhar nos olhos das pessoas. Sinto que a carência disso é muito grande aqui dentro”, avaliou.

Agora, o Conselho Universitário da UFPR (Coun) se reúne para homologar a votação. A reunião está marcada para 30 de setembro. O Coun vai elaborar uma lista tríplice – com o nome do professor Zaki e outros dois indicados por ele – e enviá-la ao MEC, que, por sua vez, nomeia o novo reitor.

A posse acontece um a seis meses depois. Zaki Akel é professor associado dois da UFPR e atualmente está na direção do Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Ele é doutor em Administração e participou da gestão Moreira.

UTFPR

A cerimônia de posse do novo diretor do Campus Curitiba, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), será realizada hoje, às 17h30, no auditório da universidade. Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho assume a função para a gestão 2008-2012.