Pneus e lixo

Novo protesto bloqueia Avenida das Torres

Um novo protesto de moradores bloqueou os dois sentidos da Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres) na tarde de ontem, por volta das 17h30, causando congestionamento perto da Rua Guabirotuba, em Curitiba.

O bloqueio foi feito com pneus e lixo ao longo da rua. Existe ainda a possibilidade de um novo protesto para o próximo domingo, dia da realização das provas do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Os moradores da Vila das Torres protestam contra a prisão de um trabalhador e uma senhora aposentada e reclamam da atuação policial desde que o policiamento foi reforçado no local, na semana passada, em uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar.

“A polícia não pode sair fazendo uma coisa dessas, é um desrespeito com a população, que está revoltada com essa situação”, reclamou uma moradora, que não quis se identificar.

Mesmo durante o protesto de ontem, os moradores teriam sido intimidados por policiais. “A polícia já chegou para atirar. Só recuaram depois que a imprensa começou a chegar ao local”, contou. Ainda segundo a moradora, a população tem sofrido freqüentes ameaças e crianças já teriam sofrido agressão de policiais, como queimaduras de cigarro.

Outros protestos

A última manifestação de moradores com bloqueio da Avenida das Torres ocorreu há exatamente um mês, quando faixas no meio da avenida pediam melhor preparo da Polícia Militar e justiça pela morte de jovens inocentes.

Na ocasião, o protesto era contra o assassinato de André Santos das Neves, 21 anos. No fim de julho, outro protesto foi motivado pela morte de mais dois adolescentes ocorridas naquela semana e os moradores reclamaram do permanente clima de insegurança.

Em julho, um tiroteio deixou dois adolescentes mortos e oito pessoas feridas durante partida de futebol entre o Boca Juniors e o Expresso Azul, pela Copa Boqueirão, de futebol amador.